Domingo | 3 de julho, 2022


O que você vê quando olha para o céu pouco antes do amanhecer? Num dia claro e sem nuvens, como o da foto em destaque, planetas do Sistema Solar pode ser vistos a olho nu. Vamos entender melhor, a explicação (traduzida) foi feita por um astrônomo da NASA.


A fotografia publicada pela agência espacial norte-americana NASA, no dia 25 de junho de 2022, foi feita a partir de imagens simultâneas de quatro câmeras e combinadas para construir esta paisagem antes do amanhecer.

Numa manhã nebulosa pouco antes do nascer do sol em 24 de junho, vemos Mercúrio, o planeta mais próximo da Terra, perto do horizonte, visível apenas contra o crepúsculo, abaixo e à esquerda do brilhante Vênus.

Junto com a lua crescente minguante, os outros planetas brilhantes a olho nu, Marte, Júpiter e Saturno ficam perto da eclíptica, formando um arco para cima e para a direita através do amplo campo de visão. A eclíptica é um grande círculo imaginário na esfera celeste no qual o Sol parece se mover ao longo de um ano, mas na verdade quem se move é a Terra.

Para localizar os planos Urano e Netuno, com emissão muito mais fraca de luz, teria sido necessário usar binóculos, embora eles também possam ser vistos ao longo da eclíptica no céu, graças às combinações das imagens. A fotografia mostra em primeiro plano as escavações em uma antiga vila romana perto de Marina di San Nicola, na Itália.

Se estiver em um computador ou quiser mais detalhes ainda sobre a imagem, clique neste link da NASA para uma ampliação.

 

lanetas do Sistema Solar: sete deles podem ser vistos a olho nu nesta imagem. Fotógrafos: Antonio Canaveras, Chiara Tronci, Giovanni Esposito, Giuseppe Conzo, Luciana Guariglia, (Gruppo Astrofili Palidoro)/ Publicado pela NASA.