Sábado | 16 de abril, 2022

Um dos lugares mais visitados do mundo, a cidade de Pisa e sua famosa torre inclinada, foram o cenário escolhido para visualizar manchas solares.


Fotografado na Itália, o astro rei proporcionou esta imagem, ilustrada pela Torre inclinada e o Domo de Pisa. A nebulosidade existente no local no dia 27 de março criou um filtro natural. Podemos ver, além da beleza paisagística, grandes manchas solares (nas regiões ativas 2975 e 2976) entre os dois monumentos.

No dia 29, houve um frenesi de erupções solares e duas Ejeções de Massa Coronal (Coronal mass ejections - CME, em inglês). CMEs são grandes nuvens de plama solar e campos magnéticos incorporados lançados no espaço, após uma erupção solar.

As CMEs se expandem à medida que varrem o espaço, geralmente medindo milhões de quilômetros de diâmetro. Quando colidem com o campo magnético da Terra chegam a prejudicar as comunicações, afetando ondas de rádio, por exemplo.

A maior CME ocorrida no dia 29 impactou a magnetosfera da Terra, desencadeando uma tempestade geomagnética e auroras boreais em céus noturnos em locais de alta altitude. Em 30 de março, a região ativa 2975 entrou em erupção novamente com uma poderosa explosão solar de classe X que causou um apagão de rádio temporário.