A novidade está chegando ao interior de São Paulo e uma das redes varejistas já oferece aos clientes. Assista ao vídeo e veja como funciona.


A solução foi implantada pela rede de supermercados Savegnago que agora oferece os carrinhos inteligentes em suas lojas, com o objetivo de proporcionar mais praticidade, agilidade e conforto aos usuários. Realizado em parceria com as desenvolvedoras de soluções sob medida da Tecnix Informática e Nextop, o projeto de implementação trouxe ao consumidor mais independência na hora de realizar sua jornada de compra.

“Os carrinhos inteligentes surgem de uma necessidade de proporcionar ao consumidor a autonomia para realizar sua própria compra em todas as etapas do processo”, explicou o CEO da Nextop, Juliano Camargo, a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil.

Com um leitor digital e serviço de pagamentos acoplados à sua estrutura, os carrinhos inteligentes permitem que o cliente pegue os produtos desejados e os registre no sistema de leitura dos códigos de barras disponibilizados em cada item.Após o registro da mercadoria, basta colocar no carrinho e, ao final das compras, realizar o pagamento.

Autoatendimento

Presentes no contexto da indústria 4.0 – que insere e promove a evolução tecnológica em todas as etapas produtivas das empresas –, o uso de recursos que habilitam o autoatendimento é uma das principais tendências observadas pelo setor de supermercados no período pós-pandemia.

Essa modalidade de atendimento é positiva não somente para os clientes do estabelecimento, mas também para os seus gestores, que passam a contar com informações integradas fundamentais para o funcionamento da empresa.

Preferências dos consumidores

Segundo a pesquisa “Hábitos de consumo”, realizada pela GS1 Brasil, um dos fatores que mais influenciam a escolha do consumidor pela loja ao comprar pessoalmente está em sua maioria ligado a experimentar ou testar o produto, seguido por obter um atendimento gentil e simpático e ter o mesmo preço da loja online na loja física. “A importância do bom atendimento é preferência de 51,8% dos consumidores entrevistados”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação.

Primeiro carrinho inteligente da AL

“Além dos benefícios para o consumidor, há também a perspectiva para a empresa. Com os carrinhos inteligentes é possível ter um controle absoluto dos produtos, com todos seus vencimentos, assim como as necessidades de reposição desses produtos”, explica José Roberto Borsoni, vice-presidente administrativo e financeiro da rede Savegnago. “Trouxemos o carrinho para levar agilidade, mobilidade e facilidade para os nossos clientes.” Declarou à Nextop, Chalim Savegnago, presidente da rede que implantou o primeiro carrinho inteligente da América Latina (AL), segundo a empresa que o produz.


Fonte: GS1


Destaque – Imagem: Carrinho de compras inteligente. Foto: Nextop / Divulgação + aloart


Publicação:
Domingo | 17 de março, 2024