Com previsão de ser concluída em 2030, início da operação em 2031, projeto terá um investimento de 6,8 bilhões.
O Governo de São Paulo confirmou a empresa Mota-Engil Latam Portugal S.A. como vencedora definitiva da Parceria Público-Privada (PPP) do Túnel Imerso Santos–Guarujá, depois de ganhar o leilão realizado na B3 no mês passado. A companhia portuguesa tem como acionista a China Communications Construction Company (CCCC) em uma porcentagem de 32%. Gigante de infraestrutura, a CCCC integrou o consórcio chinês que construiu a Ponte Salvador-Itaparica, na Bahia.
“O Túnel Santos–Guarujá é um projeto estruturante para a Baixada Santista e para o Estado. A conclusão da fase de habilitação e o avanço das etapas contratuais reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com obras que trazem desenvolvimento, mobilidade e qualidade de vida à população”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.
Investimentos e aportes
Com investimento total de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões em aportes públicos divididos entre o Governo de São Paulo e a União, o projeto prevê a construção de um túnel de 870 metros sob o canal portuário, com três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas e galeria técnica de serviços. O contrato, com prazo de 30 anos, inclui ainda as etapas de operação e manutenção da infraestrutura.
Com a habilitação definitiva, o processo segue agora para as etapas de homologação e adjudicação, que antecedem a assinatura oficial do contrato. Após essa fase, a concessionária terá até 60 dias para formalizar o acordo, e os aportes públicos – de R$ 2,7 bilhões por parte do Governo de São Paulo e R$ 2,7 bilhões pela União – deverão ser efetuados até 60 dias após a assinatura.
Definições e obras
Os próximos passos preveem que o projeto avance para a fase de definição da área onde será construída a doca de montagem dos módulos de concreto. A produção dos módulos deve começar em 2027, com a montagem da estrutura imersa até 2030. As obras de acessos em Santos e Guarujá também deverão ser executadas nesse período. A entrega completa e o início da operação do túnel estão previstos para 2031.
Com cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos gerados, o túnel será a realização de um sonho há muito esperado por paulistanos, moradores da Baixada e turistas. As longas filas da balsa ou a viagem pela Rodovia Cônego Domenico Rangoni (Piaçaguera-Guarujá), que em dias normais demora em torno de 50 minutos, deverá ser feita em 5 minutos, por meio da nova ligação.
Destaque – Imagem: Governo de SP / Reprodução



