O projeto do Complexo Viário Sena Madureira – Ricardo Jafet que teve início na última segunda-feira (16/09) deve trazer benefícios há muito aguardados, como o desafogamento do trânsito na região, previram os integrantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), durante encontro no Tribunal de Contas do Município (TCM) em janeiro.
Leia como foi o início do projeto
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, já iniciou as obras do Complexo Viário Sena Madureira. O projeto é composto por dois túneis, que totalizam 1.651m de extensão, sendo o túnel norte com início na Rua Sena Madureira, altura da R. Botucatu. Já o túnel sul terá início na mesma via, próximo à R. Mairinque.
O novo Complexo promoverá a interligação da Avenida Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e Túnel Jânio Quadros, facilitando os deslocamentos entre as regiões da Vila Mariana, Ipiranga, Itaim Bibi e Morumbi. Estima-se que 818 mil pessoas sejam beneficiadas. A previsão é que a obra seja entregue até setembro de 2025.
Melhorias
A implantação do túnel trará impactos positivos em diferentes aspectos. De partida, as obras vão gerar aproximadamente 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Quando concluído, o túnel vai melhorar a fluidez do trânsito com a redução dos congestionamentos e dos tempos de deslocamento. Além da melhora na qualidade de vida da população, o novo túnel vai gerar a redução da emissão de poluentes.
Contratada originalmente em 2011, a obra foi suspensa em 2013. Após estudo realizado para a retomada do contrato, os projetos relativos ao Complexo Viário Sena Madureira foram atualizados a fim de atender a todas as normas vigentes, desde aspectos de segurança até questões relativas à acessibilidade.
O valor atualizado do empreendimento é de R$ 531 milhões. Os serviços estão a cargo da Ayla Construtora e da Galvão Engenharia.
Trânsito durante as obras
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou um plano para reduzir o impacto das obras no trânsito e irá sinalizar as imediações, alertando sobre o trabalho em andamento e oferecendo alternativas para desvio. Durante o período de obras, haverá ocupação de uma faixa de cada sentido da rua Sena Madureira, mais o canteiro central.
No entanto, neste início de obras, a ocupação ocorrerá apenas no canteiro central e ciclofaixa nos dois sentidos da rua Sena Madureira, entre a Rua Nuporanga e a Rua Botucatu, sem alterações ao trajeto do transporte coletivo. A obra também vai interditar a ciclofaixa entre a Praça Lasar Segall e a Rua Nuporanga. Como alternativa, os ciclistas deverão utilizar a ciclofaixa da Rua Madre Cabrini/Rua Cel. Lisboa ou a ciclofaixa da Rua França Pinto, conforme as orientações da CET por meio de faixas e banners.
Destaque – Imagem: Prefeitura SP
Publicação:
Quinta-feira | 19 de setembro, 2024