Segunda-feira de fevereiro de 2016 às 13h28


Memória | Família Marengo

Revista Alô Tatuapé nº 2 – 13 de julho de 1997

Tradição das uvas e vinhos

 

at ha 23 família marengo

 

Tempos depois de publicarmos este tópico, fomos conhecer um último reduto dessa tradicional família, que permanecia como viveiro de plantas na Avenida Celso Garcia, próximo ao cruzamento com a Rua Antonio de Barros. Lá fizemos uma longa entrevista com João César Marengo que gentilmente nos contou diversas histórias sobre a sua família e nos doou fotos, algumas das quais publicamos durante os anos seguintes na coluna Memória do Tatuapé.

alotat há 22 anos capa165A história contada por quem viveu

Desde 1993, o Alô Tatuapé passou a contar a história do bairro com sua devida importância, focando na contribuição dos pioneiros em diversas áreas – tais como: o futebol, as plantações, as famílias, autoridades, religião e etc. Promovemos exposições e ao longo de anos conversamos durante horas e muitos dias com aqueles que participaram dos fatos. Para tanto sempre houve muita pesquisa nos baseando em acontecimentos e narrativas originais.

Depois das primeiras reportagens, tratadas com a seriedade que merecem, muitas outras histórias vieram à tona e foi despertado o interesse com mais ênfase nesse assunto. Bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, passaram a ilustrar suas paredes com imagens antigas, famílias nos procuraram para doações de materiais e ficamos satisfeitos com o reconhecimento desse trabalho pela revista Veja – edição especial sobre o bairro do Tatuapé.

Sob o título “A História Contada por Quem Viveu” editamos 10 edições especiais. Esse trabalho inspirou o livro "Memórias do Tatuapé".

Formação do Clube Atlético Azevedo Soares. Foto: Acervo histórico Alô Tatuapé, cedida pelo clube

Formação do Clube Atlético Azevedo Soares. Foto: Acervo histórico Alô Tatuapé, cedida pelo clube

Leia mais sobre
AT HÁ 23 ANOS

Leia as últimas publicações