As notícias sobre apagões na maior cidade do Brasil estão na web e preocupam os paulistanos. A tensão afeta hospitais, a indústria, comércio, serviços e a população de maneira geral, e isso não é nenhuma novidade.
A questão é perceber que providências estão sendo tomadas efetivamente para dirimir esse problema que surge a cada momento, afetando o bem-estar de todos. O país clama por desenvolvimento e seu maior e mais populoso centro metropolitano mostra que há muito por fazer. As consequências e os prejuízos são imponderáveis. Desta vez, um novo apagão abre a discussão sobre os investimentos em tecnologia e inovação dos diversos atores do cenário energético e o quanto seria interessante manter um sistema de energia solar preventivo ou definitivo dependendo de cada necessidade.
Mais um apagão
O apagão do sábado (31/08), deixou a região da Avenida Paulista, Vila Buarque e ruas adjacentes sem energia elétrica, desde a tarde até o início da noite, assim como vários bairros das zonas norte e leste, dentre eles o Tatuapé, Mooca, Belém, Penha, Cangaiba, Itaquera, São Mateus até São Miguel. A escuridão também atingiu a zona norte chegando aos bairros Parque Edu Chaves, Tucuruvi, Tremembé e Vila Maria. Algumas localidades de Guarulhos, cidade da região metropolitana de São Paulo, também ficaram sem luz.
A interrupção da energia elétrica nessas regiões começou às 17h31 e o restabelecimento ocorreu por volta das 19h58 em todas as regiões atingidas, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que em nota admitiu o problema, atribuindo-o a uma “interrupção de cerca de 870 MW de carga, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras”. As causas ainda estão sendo apuradas pelo órgão. Outros agentes também emitiram comunicados.
Nota da ANEEL
“Sobre a ocorrência deste sábado (31/8) em sistemas de transmissão e distribuição de São Paulo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis. O evento será objeto de fiscalização pela ANEEL para identificação das causas e apuração de responsabilidades.”
Nota da Enel
“A Enel Distribuição São Paulo informa que, por volta das 20h, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde. Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando principalmente a regiões Leste, Norte e Central da capital.”
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Domingo | 1º de setembro, 2024