A boa notícia foi divulgada pela Prefeitura, os dados foram medidos pela PNAD Contínua que apontou 94,7% da força de trabalho ocupada; desempenho é impulsionado por políticas de simplificação, qualificação e apoio ao empreendedorismo, de acordo com o órgão municipal.


A cidade de São Paulo alcançou no 3º trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego de toda a série histórica da PNAD Contínua, alcançando 5,2%, superando a marca de 5,4% que havia sido atingida no trimestre anterior. Isso representa menos da metade da taxa registrada no mesmo período de 2016, com 12,7%. Com isso, a cidade tem 94,7% da força de trabalho ocupada, ou seja, 6,3 milhões de trabalhadores estão impulsionando a economia da cidade, incluindo os formais, informais, temporários e efetivos.

O levantamento da PNAD Contínua mostra que o número de pessoas desocupadas é de 352 mil, com uma redução de 59% em relação ao período pré-pandemia, 4º trimestre de 2019 (862 mil).

A taxa da cidade de São Paulo ficou abaixo da nacional (5,6%) e a da Região Metropolitana (5,9%) e similar à do Estado de São Paulo (5,2%).

Em 2024, a taxa de desocupação anual da cidade de São Paulo já havia ficado abaixo da nacional, com 6,47%, enquanto a do Brasil foi de 6,57% e da taxa da Região Metropolitana, com 7,36%, e um pouco acima da taxa do Estado de São Paulo, de 6,29%.

 

Foto: Prefeitura de SP

 

Desemprego em queda na cidade

Com o desemprego em queda contínua e a taxa de desocupação no menor nível desde o início da série, São Paulo se consolida como uma das capitais mais dinâmicas do país. A combinação de ambiente de negócios mais simples, qualificação profissional ampliada e apoio direto ao empreendedorismo tem resultado em mais oportunidades para trabalhadores e maior vitalidade econômica para toda a cidade.

Para sustentar o crescimento do emprego, a Prefeitura vem modernizando e desburocratizando processos essenciais para quem empreende na cidade. O Empreenda Fácil permite abrir empresas de baixo risco em 24 horas, reduzindo custos e barreiras de entrada.

As Leis nº 17.719/21 e nº 17.875/22 reduziram o ISS de 5% para 2% para uma série de atividades ligadas ao setor tecnológico e digital, incluindo streaming, mobilidade por aplicativos, audiovisual, monitoramento remoto, franquias e comunicação visual — uma medida que estimula inovação, atrai investimentos e amplia a oferta de empregos qualificados. Também foi extinta a Taxa de Fiscalização de Anúncios (TFA), simplificando rotinas tributárias e beneficiando principalmente pequenos empreendedores.

Qualificação profissional e novos caminhos para trabalhadores

A queda histórica no desemprego também reflete o fortalecimento de programas de capacitação e recolocação. O Qualifica SP e o CATe oferecem cursos gratuitos e intermediação de mão de obra em diversas áreas, abrindo portas para jovens, adultos e profissionais em transição.

Iniciativas como a Fábrica de Negócios e a Academia de Finanças dão suporte técnico para quem deseja iniciar ou expandir um empreendimento, enquanto os espaços TEIA, o Sampa Cast e o Hub Green Sampa oferecem coworking, oficinas e ambientes de inovação focados em tecnologia, economia criativa e sustentabilidade.

Apoio ao microempreendedor e fortalecimento das periferias

A ADE Sampa mantém atendimento em mais de 50 postos e 22 unidades TEIA, com suporte especializado em formalização, documentação e acesso a crédito. Programas de aceleração como VAI TEC, Green Sampa, Amplifica Cine e Sampa Games ampliam oportunidades em setores estratégicos e conectam empreendedores a mentores e investidores.

Projetos como Semeando Negócios, Sampa+Rural e Fashion Sampa fortalecem cadeias produtivas locais e levam desenvolvimento econômico para territórios periféricos, impulsionando geração de renda e impacto social.


Destaque – Imagem: aloart / G. I.


Leia outras matérias desta editoria

“Precisamos encorajar as mulheres vítimas de violência a fazerem a denúncia”, encoraja secretária

A Secretaria de Políticas para a Mulher de São Paulo, disponibiliza ferramentas tecnológicas, como Sala DDM e app SP Mulher Segura, ajudam vítimas a denunciarem sem precisar sair de casa. O Governo do Estado de São Paulo informa que tem ampliado a rede de...

Restauro da Estação Júlio Prestes une preservação histórica e modernização da mobilidade

Restauro da Estação Júlio Prestes moderniza infraestrutura e resgata arquitetura original voltando a exibir as cores originais da década de 1930; local recebe 5 mil pessoas por dia. A Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, foi entregue restaurada...

Investigações revelam infiltração de facções criminosas no Estado brasileiro

A presença do crime organizado dentro das instituições públicas brasileiras deixou de ser exceção para se tornar um problema sistêmico. Levantamento da Gazeta do Povo expõe como facções e grupos criminosos se infiltraram em gabinetes, polícias e...

Verão 2026 em SP: operação integrada garante segurança e apoio no litoral

4 mil policiais reforçam segurança no litoral de São Paulo na Operação Verão 2026, com redução de roubos e furtos em meio ao recorde de turistas. Com ações integradas em segurança, saúde, lazer e saneamento, a Operação Verão Integrada do Governo de São...

Após chuvas, mananciais de São Paulo apresentam leve recuperação, mas níveis seguem críticos

A população deve fazer uso consciente da água, adotando medidas como banhos mais curtos e o controle de vazamentos. A orientação foi feita pela Sabesp. As fortes chuvas que atingiram as cidades da Grande São Paulo nos últimos dias interromperam o ciclo de...

Marquise do Parque Ibirapuera é reaberta com novas áreas esportivas e regras de uso

A Marquise do Parque Ibirapuera foi reaberta neste sábado (24), após a Prefeitura assumir o compromisso de requalificar o espaço, aprimorando as formas de uso e convivência, por meio de obras estruturais e de readequação. Ao devolver a estrutura à cidade,...

Novo Centro Administrativo nos Campos Elíseos vai transformar o Centro Histórico de São Paulo

Projeto estratégico do Governo do Estado prevê sete edifícios, restauro de imóveis tombados e geração de desenvolvimento econômico. Uma das obras mais aguardadas de São Paulo, o novo Centro Administrativo promete revitalizar todo o potencial do Centro...