Quarta-feira, 20 de junho de 2018 às 19h05


Vídeo veiculado nas redes sociais leva a crer em arrastão. No entanto, o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Um – 45º BPM/M esclarece que na verdade não houve esse tipo de crime em relação aos motoristas e sim uma manifestação da comunidade da “Favela do Cimento”.

Gerson Soares

Um vídeo que circula pelas redes sociais, principalmente no WhatsApp, mostra motoristas fazendo retorno por sobre o canteiro central da Radial Leste, próximo aos baixos do Viaduto Bresser – onde existe uma área que experimenta grave processo de favelização. No vídeo, feito a partir de um prédio que fica na esquina da Avenida Alcântara Machado com a Rua Siqueira Cardoso, na divisa entre os bairros do Belenzinho e Mooca, uma mulher assustada grita e se revolta com os manifestantes.

 

Confusão na Radial Leste: motoristas cruzam o canteiro central para fugir do que seria um arrastão. Foto: reprodução

 

De acordo com a assessoria de comunicação da Subprefeitura Mooca, há dois vídeos que foram feitos desse edifício. O que veremos aqui mostra uma situação de perigo e grande confusão de automóveis, quando onde houve pelo menos uma colisão relatada com espanto pelo casal que filmava, além do corre-corre de pessoas e deslocamentos de viaturas policiais. As cenas foram interpretadas como um arrastão de bandidos.

Em sua página do facebook, no entanto, o Sub Comandante do 45º BPM/M, Major Castropil, esclarece que na verdade não houve arrastão e sim uma intervenção da PM, provocando uma reação dos moradores que há tempos ocupam os acessos, calçadas e uma área – que aumento a cada dia – ao lado do Viaduto Bresser. Reproduzimos, abaixo, a nota publicada por ele:

18 de junho às 17:00
No sábado passado houve uma intervenção da Policia Militar na comunidade conhecida como “Favela do Cimento” (próxima ao Viaduto Bresser), que fica na área do meu Batalhão, por esse motivo os moradores da comunidade tentaram fechar a Radial Leste, que foi prontamente liberada pela PM. Infelizmente os motoristas se assustaram e fizeram retorno sentido centro-bairro da maneira como puderam. Não existe e nem nunca existiu nenhum arrastão no local, colabore com o trabalho da Policia Militar, por favor, não proliferem boatos. Contem sempre com a Policia Militar. Video gravado por uma moradora das imediações.
Major PM Castropil - Sub Comandante do 45º BPM/M.

 

Em contato com a Polícia Militar, recebemos a nota divulgada pela instituição a respeito do ocorrido. Leia abaixo.

 

Nota da PM sobre o ocorrido na Radial Leste no último sábado (18).

Assista ao vídeo (retiramos o áudio por conter palavras impróprias).


"Comunidade do Asfalto": confusão na Radial Leste

Publicado em 20 de jun de 2018

Favelização na Rua Pires do Rio, esse processo é estudado internacionalmente e ocorre em outras cidades e países. Foto: aloimage

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações