As obras tiveram início no dia 28 de outubro de 2024. A expectativa, segundo a Prefeitura de São Paulo, é atender 400 mil pessoas por dia e facilitar os deslocamentos entre a zona Leste e a área central.


Com 9,8 km de extensão, a nova via exclusiva do BRT ligará o Terminal de ônibus Parque Dom Pedro II à estação Penha do metrô, reduzindo o tempo de viagem em aproximadamente 50%. Conforme o projeto, os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima, adentrarão a Av. Alcântara Machado em nível e seguirão pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Av. Conde de Frontim, após 200 m da Av. Aricanduva e seu término na Rua Professor Miguel Russiano.

O contrato inclui também a construção da Sala de Apoio Operacional (Sala SAP) junto ao Terminal Parque Dom Pedro II, que será responsável pelo controle, operação e monitoramento de todo o corredor.

A nova estrutura para transporte coletivo terá faixas exclusivas à esquerda em pavimento rígido, mais durável e adequado para o tráfego pesado de ônibus. Serão implantadas faixas de ultrapassagem nas paradas, passeios acessíveis, melhorias no sistema de iluminação, paisagismo e semáforos inteligentes, que aumentarão a velocidade operacional. Para melhorar a segurança e a estética urbana, as redes de energia elétrica e de telecomunicações serão enterradas.

Ao longo de toda a extensão do BRT, será implantada uma ciclovia equipada com totens de segurança. Esses totens terão botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema de comunicação direta com as estações e a Central de Controle, permitindo acionamento imediato em caso de emergência. Além disso, haverá a implantação da faixa azul, garantindo maior segurança para motociclistas que utilizam as vias da região.

Leia também
BRT Radial Leste – começam intervenções na Av. Alcântara Machado – saiba os desvios
‘Rapidão’: BRT da Radial Leste pode sair do papel após cinco anos

Conexões

O BRT Radial Leste I terá conexões diretas com estações do Metrô e da CPTM. Por meio de passarelas de pedestres, o novo corredor estará diretamente conectado às estações Belém, Tatuapé e Carrão. Para os ciclistas, além da ciclovia em toda a extensão do BRT, também será construída uma ciclopassarela junto ao Viaduto Pires do Rio.

O BRT Radial Leste vai se integrar ao futuro BRT Aricanduva, que está em fase de licitação, criando uma malha de mobilidade ainda mais eficiente para os moradores da Zona Leste.

Paradas Modernas e Sustentáveis

Serão implantadas 12 estações de embarque e desembarque em cada sentido, projetadas para proporcionar conforto e eficiência aos usuários do transporte coletivo. As paradas terão portas automáticas sincronizadas com os ônibus, ar-condicionado e painéis de informação em tempo real sobre horários e eventuais interrupções no serviço. O pagamento da tarifa será feito antecipadamente nas paradas, agilizando o embarque.

As plataformas serão acessíveis e terão altura de 28 cm, no mesmo nível do piso dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque.

As paradas serão alimentadas por energia solar, gerada por painéis instalados em suas coberturas, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.

Sistema Inteligente de Transporte (ITS)

A Prefeitura está investindo em tecnologia de ponta para otimizar o funcionamento do BRT Radial Leste. O projeto inclui a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS), que permitirá o monitoramento contínuo dos ônibus, garantindo maior eficiência e pontualidade. O ITS também vai gerenciar o fluxo de tráfego, reduzindo o tempo de espera nas paradas e melhorando a fluidez na via.

O sistema de monitoramento gerará dados em tempo real, que serão essenciais para decisões estratégicas e melhorias contínuas no serviço. Além disso, o sistema de câmeras com vídeo analítico garantirá a vigilância nas estações, contribuindo para a segurança dos passageiros e a prevenção de crimes, incluindo o combate ao assédio. As imagens serão compartilhadas com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana e serão integradas ao programa Smart Sampa e ao Centro de Controle Operacional do BRT.

Todos esses fatores contribuirão para o aprimoramento do desempenho e da eficiência da frota, promovendo uma mobilidade urbana mais ágil e levando mais qualidade de vida para a população.


Destaque – Imagem: Prefeitura SP / Divulgação


Publicação:
Domingo | 19 de janeiro de 2025.


Leia outras matérias desta editoria

Viaduto Carlos de Campos na Penha será interditado para obras

A interdição começará na próxima segunda-feira e terminará no domingo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) comunica que irá monitorar o trânsito nas imediações do Viaduto Carlos de Campos, devido à interdição entre a Rua Alvinópolis e a Avenida...

Estação Tatuapé do metrô tem Espaço Maternidade criado para facilitar a rotina de quem precisa

Uma boa opção para facilitar a rotina das mães que utilizam o transporte público, de quem mais precisa cuidar dos pequenos. Iniciativa oferece conforto, apoio e serviços para a família, com foco em acolhimento e cuidados para a primeira infância. O Espaço...

Faixa Azul – Avenida das Nações Unidas tem mais 3 km

Faixa Azul completa três anos e a Prefeitura acaba de aumentar o trajeto nessa via de grande movimento. Número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com sinalização teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga,...

BRT Radial Leste – conheça os detalhes previstos para o projeto

As obras tiveram início no dia 28 de outubro de 2024. A expectativa, segundo a Prefeitura de São Paulo, é atender 400 mil pessoas por dia e facilitar os deslocamentos entre a zona Leste e a área central. Com 9,8 km de extensão, a nova via exclusiva do BRT...

Rodízio de veículos em SP retorna na segunda-feira – acesse mapa do Mini Anel

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que o Rodízio Municipal de Veículos retorna na próxima segunda-feira (13). O sistema que restringe a circulação de veículos no Minianel Viário da Cidade nos períodos...

Primeiro trem da Linha-17 Ouro do Metrô de SP passa por testes

O segundo trem já está no Porto de Santos e aguarda liberação aduaneira para ser transportado a São Paulo. O governo paulista divulgou nas últimas semanas os avanços que marcam a expansão da rede do Metrô em 2024. Dentre as expectativas as construções das...

Largo São José do Belém será interditado para filmagens da SPcine

Interdições acontecerão em três domingos e um sábado. Conheça um pouco da história. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) coordenará e fará o monitoramento do trânsito nas imediações do Largo São José do Belém, que será interditado entre as ruas...