Quarta-feira | 28 de junho, 2023

O TCMSP liberou, por unanimidade, a licitação para as obras de implantação do modelo BRT na via que liga a zona mais populosa da cidade ao centro.


O primeiro edital para os estudos de implantação, manutenção e operação da infraestrutura do BRT na Radial Leste, chamado ‘Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)’, foi publicado no Diário Oficial do Município em maio de 2018. Depois dos ajustes ao longo do tempo, nesta quarta-feira (28), o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) decidiu liberar a licitação para a realização das obras do ‘Rapidão’, que deve ter em torno de 10 quilômetros de extensão, vai ligar a zona leste ao centro da cidade e prevê uma série de vantagens em relação ao corredor de ônibus tradicional.

TCMSP

A implantação do corredor de Ônibus BRT Radial Leste deverá ligar o Terminal Parque Dom Pedro e a avenida Aricanduva, com cerca de 10 quilômetros de extensão. A licitação, com valores na ordem de R$ 500 milhões, foi autorizada por unanimidade de votos dos conselheiros na sessão plenária de hoje. Dentre as exigências do TCMSP que devem constar na republicação do edital, está a manutenção das estações exclusivas de embarque e desembarque, com a cobrança antecipada de passagens, e a utilização de câmeras de monitoramento para fiscalização das obras em tempo real. Além disso, a prefeitura deverá apresentar a licença ambiental e o projeto básico das obras.

Continuidade do processo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, está dando continuidade ao processo iniciado na gestão do seu antecessor. “O BRT significa melhoria de qualidade no sistema de transporte e diminuição do tempo de trajeto das pessoas entre suas casas e locais de trabalho. Essa linha vai ajudar a desafogar a linha vermelha do Metrô. Será uma grande conquista para a cidade de São Paulo”, afirmou à época o então prefeito Bruno Covas, quando o futuro meio de mobilidade foi chamado de Rapidão.

 

Foto: TCMSP / Divulgação

 

BRT da Radial Leste

Conforme divulgado pelo TCMSP, o modelo BRT, implantado em diversas capitais do Brasil – como Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte –, apresenta maior capacidade de transporte e menor custo operacional quando comparado aos corredores de ônibus tradicionais (veja o infográfico). Também oferece mais segurança, conforto em trajetos mais longos e maior velocidade, além de menor impacto ambiental. Seguido pelos demais conselheiros no seu parecer de liberação, o conselheiro relator da matéria, Domingos Dissei, condicionou a retomada da licitação a adequações no edital para resolver irregularidades e garantir que as obras sejam realizadas de forma a atender os interesses dos munícipes.

Destaque – Foto: TCMSP / Divulgação