Quarta-feira | 28 de junho, 2023 | Atualizado em 19 de janeiro de 2025

O TCMSP liberou, por unanimidade, a licitação para as obras de implantação do modelo BRT na via que liga a zona mais populosa da cidade ao centro.


O primeiro edital para os estudos de implantação, manutenção e operação da infraestrutura do BRT na Radial Leste, chamado ‘Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)’, foi publicado no Diário Oficial do Município em maio de 2018. Depois dos ajustes ao longo do tempo, nesta quarta-feira (28), o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) decidiu liberar a licitação para a realização das obras do ‘Rapidão’, que deve ter em torno de 10 quilômetros de extensão, vai ligar a zona leste ao centro da cidade e prevê uma série de vantagens em relação ao corredor de ônibus tradicional.

Leia também
BRT Radial Leste – começam intervenções na Av. Alcântara Machado – saiba os desvios
BRT RadialLeste – conheça os detalhes previstos para o projeto

TCMSP

A implantação do corredor de Ônibus BRT Radial Leste deverá ligar o Terminal Parque Dom Pedro e a avenida Aricanduva, com cerca de 10 quilômetros de extensão. A licitação, com valores na ordem de R$ 500 milhões, foi autorizada por unanimidade de votos dos conselheiros na sessão plenária de hoje. Dentre as exigências do TCMSP que devem constar na republicação do edital, está a manutenção das estações exclusivas de embarque e desembarque, com a cobrança antecipada de passagens, e a utilização de câmeras de monitoramento para fiscalização das obras em tempo real. Além disso, a prefeitura deverá apresentar a licença ambiental e o projeto básico das obras.

Continuidade do processo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, está dando continuidade ao processo iniciado na gestão do seu antecessor. “O BRT significa melhoria de qualidade no sistema de transporte e diminuição do tempo de trajeto das pessoas entre suas casas e locais de trabalho. Essa linha vai ajudar a desafogar a linha vermelha do Metrô. Será uma grande conquista para a cidade de São Paulo”, afirmou à época o então prefeito Bruno Covas, quando o futuro meio de mobilidade foi chamado de Rapidão.

 

Foto: TCMSP / Divulgação

BRT da Radial Leste

Conforme divulgado pelo TCMSP, o modelo BRT, implantado em diversas capitais do Brasil – como Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte –, apresenta maior capacidade de transporte e menor custo operacional quando comparado aos corredores de ônibus tradicionais (veja o infográfico). Também oferece mais segurança, conforto em trajetos mais longos e maior velocidade, além de menor impacto ambiental. Seguido pelos demais conselheiros no seu parecer de liberação, o conselheiro relator da matéria, Domingos Dissei, condicionou a retomada da licitação a adequações no edital para resolver irregularidades e garantir que as obras sejam realizadas de forma a atender os interesses dos munícipes.


Destaque – Foto: TCMSP / Divulgação


Leia outras matérias desta editoria

Tatuzão começa a ser desmontado dando início à segunda etapa de expansão da Linha 2-Verde

Metrô inicia desmontagem do ‘tatuzão’ para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura. Ao todo, 35 profissionais vão desmontar a tuneladora, começando pela roda de corte de 11,6 metros de diâmetro, a maior da América Latina. O Metrô de São Paulo iniciou...

Terminal Rodoviário Barra Funda terá concessão por 15 anos

O Metrô objetiva a modernização estrutural e dos serviços. Terminal atende 3,2 milhões de passageiros por ano e fica próximo a diversos pontos de interesse. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) e quem circula pela região da Barra Funda em breve...

São João de Nóis Tudim com ônibus ‘direto e reto!’

SPTrans cria linha especial para o São João no Centro de Tradições Nordestinas. O anúncio da criação de uma linha especial foi feito no início da noite desta sexta-feira (30). As comemorações juninas começam neste sábado e o público já pode contar com a...

Tatuzão conclui primeira fase de escavação na expansão da Linha 2-Verde do Metrô

Tuneladora chegou ao último canteiro de obras da primeira fase e agora será preparado para iniciar a segunda etapa a partir de Penha. Foi concluída nesta sexta-feira (30) a escavação da primeira fase de ampliação da Linha 2-Verde ao alcançar o VSE Falchi...

Conheça o eVTOL, projeto de mobilidade aérea da EVE que prossegue em Taubaté-SP, vídeo

Está em andamento a segunda fase de investimentos do BNDES no valor de US$ 35 milhões na fábrica que tem na retaguarda a expertise da Embraer. A primeira fase contemplou uma linha de crédito no valor de US$ 92,5 milhões. A Eve Air Mobility (Eve) anunciou,...

Linha 2-Verde expansão: Complexo Penha vai integrar três linhas metroferroviárias

Leia outras matérias desta editoria

Enel atrasa avanço dos ônibus elétricos em SP, diz Prefeito

Nunes iniciou tratativas para implantar carregamento de ônibus elétricos que dispensa rede da Enel. No dia 23 de abril, durante sua recente viagem ao Japão, o prefeito Ricardo Nunes disse que a Prefeitura de São Paulo está trabalhando para finalizar os...