“Junte-se a indivíduos e organizações em todo o mundo na celebração do 29º Dia Internacional Anual de Conscientização sobre o Ruído. Ajude a aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, na saúde e na qualidade de vida e inspire ações positivas em sua comunidade.”


A mensagem é do INAD – International Awareness Day ou Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído que está sendo comemorado hoje, 24 de abril de 2024, por renomadas organizações em todo o mundo. A data foi instituída pelo Centro de Audição e Comunicação (CHC) a partir de 1995, e desde a sua criação em 1996, o INAD cresceu para incluir participantes em todos os estados dos EUA, bem como grupos em países de praticamente todos os continentes do mundo.

Várias maneiras de participar o ano inteiro

Os participantes celebram planejando atividades nas suas comunidades locais que abordem os seus problemas de ruído mais urgentes. Para alguns, isso envolve realizar exames auditivos ou oficinas de proteção auditiva, observar um minuto de silêncio às 14h15 ou realizar um concurso de cartazes nas escolas para incentivar práticas auditivas saudáveis. Outros defendem mudanças na legislação ou promovem tecnologias que possam tornar o mundo um pouco mais silencioso. Cada vez mais os participantes do INAD emprestam a sua voz através de mensagens nas redes sociais.

“Por que nos preocupamos tanto com ruídos indesejados? A curto prazo, o ruído causa stress (um fato bem estabelecido) e o stress é perigoso para a nossa saúde. A longo prazo, o ruído causa perda auditiva – e a própria perda auditiva é prejudicial à nossa saúde e bem-estar. Um número crescente de pesquisas relaciona a perda auditiva com o isolamento social, a depressão, um risco aumentado de quedas e até mesmo o aparecimento da doença de Alzheimer e outras demências,” explicam os organizadores.

Ruídos em Nova York

O ruído e o seu impacto na saúde auditiva fazem parte da missão do CHC há muito tempo. Na verdade, há mais de 50 anos, o CHC atuou como líder nos esforços de Nova Iorque para gerar consciência sobre a necessidade de controle de ruído e estabelecer uma agência dentro do governo para investigar e mitigar questões de ruído, da mesma forma que o Departamento de Controle da Poluição do Ar que combate os venenos do ar que respiramos.

Em 1996, Nancy Nadler, atual Diretora Executiva Adjunta do CHC, trabalhou em colaboração com Arline Bronzaft, uma renomada defensora da conscientização sobre o ruído, e outros líderes na área para criar e apresentar o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (INAD) em todo o mundo.

Mensagem principal

Na cidade de Nova Iorque, o primeiro INAD foi reconhecido com uma Proclamação do Prefeito na Câmara Municipal, concursos de cartazes nas escolas destacando os perigos do ruído, unidades móveis fornecidas pelo CHC para avaliar a audição dos nova-iorquinos e painéis de debate sobre ruído em toda a cidade.

“Hoje o INAD é celebrado por parceiros em todos os estados dos EUA, bem como por grupos em países de praticamente todos os continentes do mundo. Estamos gratos aos nossos parceiros do INAD que se juntam a nós ano após ano para abraçar esta importante plataforma educacional e convidamos novos participantes a abraçar a causa,” conclama a entidade.

Para o CHC, a mensagem do INAD sempre foi clara: baixe o volume, limite a exposição ao ruído e use proteção auditiva para se proteger deste poluente generalizado. Em outras palavras, basta dizer não ao barulho.

 

Imagem: INAD / Divulgação / +aloart

 

Conheça os parceiros globais do INAD (acesse todos)

“O sucesso do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído como plataforma educacional e catalisador de mudança é o resultado do compromisso e dos esforços dos nossos parceiros globais.” Dentre os parceiros, citamos algumas organizações mundiais e do Brasil: Organização Mundial da Saúde (OMS), Centros de Controle de Doenças, GrowNYC (The Sustainability Resource for New Yorkers), Associação de Ruído do Reino Unido (UK Noise Association) e Comissão Internacional de Acústica (International Commission for Acoustics); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), SOBRAC – Sociedade Brasileira de Acústica, ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica,Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem e Eric Scorsim Advocacia.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Quarta-feira | 24 de abril, 2024