No próximo dia 29 de abril, o Panamá irá parar por 1 minuto de silêncio. O Brasil e vários países pelo mundo também já deram exemplo em 27 de abril de 2016. As ações a favor do silêncio e conscientização sobre os males à saúde, ao trabalho e à qualidade de vida das pessoas já repercutem globalmente desde 1995. Na verdade, a instituição que lidera esse movimento foi fundada em 1910.


Cientificamente é aceito que o ruído é prejudicial à saúde humana, sendo uma das principais causas de perda auditiva entre os 466 milhões de pessoas em todo o mundo que vivem com perda auditiva moderada a grave. Durante o período em que dormimos, mesmo ruídos que não despertam as pessoas podem ter um efeito prejudicial na qualidade do sono. Quando a perturbação do sono se torna crônica, os efeitos adversos para a saúde são graves. Mas os excessos de ruídos estão presentes em nosso dia a dia, nos shows musicais e no uso inadequado dos fones de ouvidos, entre outros.

Como nasceu a data

Fundado nos Estados Unidos em 1910, o Centro de Audição e Comunicação (CHC – Center for Hearing and Communication) é uma agência de serviços humanos sem fins lucrativos, comprometida com serviços de saúde auditiva de alta qualidade e educação pública sobre a importância de práticas auditivas saudáveis. Nancy Nadler é Diretora Executiva Adjunta da entidade, onde trabalha desde 1985. Antes de ser nomeada Diretora de Desenvolvimento em 2004, Nancy fundou o Centro de Ruído do CHC em 1992. Como diretora desse centro ela desenvolveu, coordenou e implementou o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, uma campanha mundial projetada para educar os alunos e o público em geral sobre o impacto do ruído na audição, saúde e qualidade de vida.

Professora adjunta no Programa de Mestrado em Reabilitação da Surdez na Universidade de Nova York, bem como professora na Clarke School for the Deaf, Nancy recebeu seu mestrado em Educação de Surdos pelo Smith College em 1982 e seu mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Teachers College/Columbia University em 1985. Como especialista convidada no The Today Show, CNN, NBC Nightly News, 20/20, assim como NPR, BBC e The New York Times, Nancy Nadler é amplamente procurada para discutir questões relacionadas ao ruído e à saúde auditiva. Ela também atuou como consultora do prefeito de Nova York, ajudando a revisar o Código de Ruído da cidade.

Benefícios intrínsecos do silêncio

Diante dos ruídos constantes e muitas vezes da falta de percepção e sensibilidade ao tema, o CHC possui uma série de argumentações e pesquisas. “Talvez então não seja suficiente dizer às pessoas que o barulho dói. Devemos também olhar para o que ganhamos quando o ruído não está presente – os benefícios intrínsecos do silêncio. Quando o silêncio é definido, está associado a palavras como calma, tranquilidade, gentileza, descontração, discrição. O silêncio é fundamental para a meditação, que comprovadamente melhora a saúde e o bem-estar geral. A frase ‘paz e sossego’ é frequentemente usada para refletir o que muitos de nós procuramos depois de um dia agitado em casa ou no trabalho e sugere que não se pode ter paz sem sossego.”

Para saber mais sobre a relevância deste assunto na vida das pessoas ao redor do mundo e no Basil, é possível ler o que escreveu Nancy Nader, em editorial a respeito do ‘Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído’, na edição de abril de 2020, do The Hearing Journal. “Quando o ruído é limitado, não só reduzimos os efeitos negativos associados a ele, mas acrescentamos a riqueza do silêncio às nossas vidas.”

Data global

O 29º Dia Internacional Anual de Conscientização sobre o Ruído é uma data instituída globalmente em 24 de abril de 2024, e conta com o apoio de especialistas em ruído e acústica da Organização Mundial da Saúde, Centros de Controle de Doenças, GrowNYC (The Sustainability Resource for New Yorkers), Associação de Ruído do Reino Unido e Comissão Internacional de Acústica. Além destas renomadas instituições, mais de 90 empresas globais apoiam o controle da poluição sonora em todo o planeta.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Quarta-feira | 24 de abril, 2024