Todos os anos a campanha do Dia Internacional sobre o Ruído no Brasil (INAD Brasil) traz um tema e um lema para destacar os impactos do ruído na vida cotidiana, dando destaque aos prejuízos e cuidados relativos a um aspecto em específico.


Em 2024, o tema é ruído no trabalho e seus efeitos sobre a saúde, tendo como lema: “Ruído no trabalho? Prevenção é a solução!” A 29ª campanha “International Noise Awareness Day” foi veiculada no dia 24 de abril de 2024 em praticamente todos os continentes, graças à participação dos parceiros mundiais conquistados ao longo dos anos. No país, a campanha também conta com parceiros globais. Apesar de selecionar um tema a cada edição anual, outros temas ligados à poluição sonora são abordados pela INAD Brasil (acesse a página e saiba mais), uma dessas organizações.

Objetivos

“O objetivo das campanhas é conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos. Isso inclui conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias, seja em casa, na escola, no trabalho ou no lazer,” expõe a organização. As mudanças de comportamentos e observações ambientais começam com a mudança de mentalidade. Nesse sentido, o tema poluição sonora deve ser fomentado entre os jovens e crianças, estudantes de graduação em Engenharia Acústica, Fonoaudiologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, pela relação que possuem com a audição, ambiente e o som. Isso não exclui toda e qualquer camada da população.

Ruído no trabalho

“Há muitos anos, o ruído tem sido identificado como um importante fator de risco à saúde dos trabalhadores. Internacionalmente, vem sendo objeto de preocupação de organismos como a Agência de Proteção Ambiental (EPA), o Instituto Nacional de Pesquisa e de Segurança – INRS (França), a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) e Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), levando à elaboração de planos de ação significativos com o objetivo de controlá-lo. No Brasil, a política de gestão do ruído abrange tanto o ruído ambiental quanto o ruído no ambiente de trabalho, sendo regulada por legislações e normas específicas,” afirma o INAD Brasil, sobre o tema de 2024.

Publicações

O INAD Brasil possui diversas publicações sobre o tema que podem ser acessadas aqui. Destacamos parte do Capítulo 12 do livro: “Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído – INAD Brasil”. Autores: Isabel Kuniyoshi; William D’Andrea Fonseca; Stephan Paul (Atena Editora, outubro 2021). “Com o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos nocivos do ruído para a audição, saúde e qualidade de vida o League for the Hard of Hearing, atualmente, Center for Hearing and Communication, propõe um evento que promove 60 segundos de silêncio para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre um problema que impacta a saúde pública mundial.” Essa pausa foi observada das 14h15 às 14h16, ontem (24/04).

Conscientização no Brasil

De acordo com os autores do livro, a participação de colaboradores autônomos e institucionais, simpatizantes e organizações de representatividade de classes tem sido crescente. “O INAD acontece desde 2008 com a incorporação de outras atividades, respeitando a diversidade do território nacional e criatividade dos parceiros locais, como por exemplo, reuniões com autoridades governamentais e ambientais, distribuição de protetores auditivos, estratégias educativas e avaliação do ruído e da audição”. A INAD Brasil também está na Wikipédia, acesse e conheça.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Quinta-feira | 25 de abril, 2024