A frase é do secretário de Projetos Estratégicos do govenro paulista, Guilherme Afif sobre o Novo Centro Administrativo Campos Elíseos. Conheça alguns detalhes sobre o projeto que vai trazer de volta a merecida vitalidade aos lugares que deram origem à metrópole.


O projeto do novo centro administrativo do Estado de São Paulo ganhou seu edital nesta terça-feira (24). Empresas interessadas em assumir o projeto têm até o dia 6 de outubro para apresentar propostas. Uma vez escolhida, as obras devem se iniciar em 2027 e ser entregues em 2030 (leia aqui).

 

Em entrevista à Agência SP, o secretário de Projetos Estratégicos do Estado, Guilherme Afif, detalhou o projeto.

Como será o novo complexo administrativo do Governo no Centro?

A nova sede do Governo de São Paulo será no Palácio dos Campos Elíseos, localizado na região central da capital. No entorno da Praça Princesa Isabel, a concessionária construirá os edifícios que abrigarão as secretarias do Estado. Para isso, os investimentos estão estimados em R$ 5,4 bilhões. A iniciativa integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

“É o maior plano de urbanização feito em São Paulo nos últimos tempos. Para investir na recuperação do centro, não adiantava só ter medidas paliativas. Era preciso uma mudança estrutural. Mudar o Governo, com 22 mil funcionários, é um choque de progresso na região”, diz Afif.

Como ficará o centro de São Paulo com a mudança?

A construção do novo centro exige mudanças na região. O terminal de ônibus Princesa Isabel, localizado na frente do Palácio Campos Elíseos, será removido e realocado para a avenida Cásper Líbero, próximo à Estação da Luz. “Está dentro da mesma região e nenhuma linha será alterada. Todas continuarão passando por lá”, explica o secretário.

Além disso, haverá desapropriação de moradias. Nesse caso, o Governo de São Paulo garantirá assistência à população impactada pelas mudanças. “Ela ficará dentro de uma mesma área próxima desse centro, porque ela já vive no bairro. Não queremos tirar essa oportunidade de permanecer”, esclarece Afif.

A concessionária responsável pelo projeto ficará encarregada das desapropriações. De acordo com o cronograma do projeto, o processo de desapropriação, juntamente com a provisão de novas moradias, ocorrerá em 2026.

 

 

O que acontecerá com o Palácio dos Bandeirantes?

Atualmente, o Palácio dos Bandeirantes, localizado na região do Morumbi, zona sul de São Paulo, é a sede do Governo de São Paulo. Com a mudança para o centro da capital, o Palácio dos Bandeirantes permanecerá como a residência oficial do governador.

Já o novo centro da região dos Campos Elíseos será local de despacho “para facilitar a vida dos secretários e das várias autarquias que têm despachos permanentes no Palácio [dos Bandeirantes]. Em vez de atravessar a cidade, se atravessa a rua ou a praça, e o governador está lá para despachar”.

Eficiência de gastos

O secretário menciona que a mudança do centro administrativo promoverá uma economia de gastos. Atualmente, a administração estadual está distribuída em 40 imóveis, que somam 800 mil metros quadrados de ocupação. A mudança reduzirá o espaço ocupado a 250 mil metros quadrados, o que reduzirá gastos com manutenção.

A nova estrutura terá capacidade para cerca de 22,7 mil servidores, distribuídos em sete edifícios e dez torres. O complexo contará também com teatro, auditórios, salas multiuso e outros espaços.

Além disso, surgem novas possibilidades de arrecadação: “Aqueles [edifícios] que não são tombados podem ser vendidos. Você tem um balanceamento de custos muito favorável à concentração”.

A sede do Governo já foi no centro de São Paulo (leia aqui)


Destaque – Guilherme Afif, secretário de Projetos Estratégicos do Estado. Foto: Governo de São Paulo / Divulgação


Leia outras matérias desta editoria

“Precisamos encorajar as mulheres vítimas de violência a fazerem a denúncia”, encoraja secretária

A Secretaria de Políticas para a Mulher de São Paulo, disponibiliza ferramentas tecnológicas, como Sala DDM e app SP Mulher Segura, ajudam vítimas a denunciarem sem precisar sair de casa. O Governo do Estado de São Paulo informa que tem ampliado a rede de...

Restauro da Estação Júlio Prestes une preservação histórica e modernização da mobilidade

Restauro da Estação Júlio Prestes moderniza infraestrutura e resgata arquitetura original voltando a exibir as cores originais da década de 1930; local recebe 5 mil pessoas por dia. A Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, foi entregue restaurada...

Investigações revelam infiltração de facções criminosas no Estado brasileiro

A presença do crime organizado dentro das instituições públicas brasileiras deixou de ser exceção para se tornar um problema sistêmico. Levantamento da Gazeta do Povo expõe como facções e grupos criminosos se infiltraram em gabinetes, polícias e...

Verão 2026 em SP: operação integrada garante segurança e apoio no litoral

4 mil policiais reforçam segurança no litoral de São Paulo na Operação Verão 2026, com redução de roubos e furtos em meio ao recorde de turistas. Com ações integradas em segurança, saúde, lazer e saneamento, a Operação Verão Integrada do Governo de São...

Após chuvas, mananciais de São Paulo apresentam leve recuperação, mas níveis seguem críticos

A população deve fazer uso consciente da água, adotando medidas como banhos mais curtos e o controle de vazamentos. A orientação foi feita pela Sabesp. As fortes chuvas que atingiram as cidades da Grande São Paulo nos últimos dias interromperam o ciclo de...

Marquise do Parque Ibirapuera é reaberta com novas áreas esportivas e regras de uso

A Marquise do Parque Ibirapuera foi reaberta neste sábado (24), após a Prefeitura assumir o compromisso de requalificar o espaço, aprimorando as formas de uso e convivência, por meio de obras estruturais e de readequação. Ao devolver a estrutura à cidade,...

Novo Centro Administrativo nos Campos Elíseos vai transformar o Centro Histórico de São Paulo

Projeto estratégico do Governo do Estado prevê sete edifícios, restauro de imóveis tombados e geração de desenvolvimento econômico. Uma das obras mais aguardadas de São Paulo, o novo Centro Administrativo promete revitalizar todo o potencial do Centro...