A frase é do secretário de Projetos Estratégicos do govenro paulista, Guilherme Afif sobre o Novo Centro Administrativo Campos Elíseos. Conheça alguns detalhes sobre o projeto que vai trazer de volta a merecida vitalidade aos lugares que deram origem à metrópole.


O projeto do novo centro administrativo do Estado de São Paulo ganhou seu edital nesta terça-feira (24). Empresas interessadas em assumir o projeto têm até o dia 6 de outubro para apresentar propostas. Uma vez escolhida, as obras devem se iniciar em 2027 e ser entregues em 2030 (leia aqui).

 

Em entrevista à Agência SP, o secretário de Projetos Estratégicos do Estado, Guilherme Afif, detalhou o projeto.

Como será o novo complexo administrativo do Governo no Centro?

A nova sede do Governo de São Paulo será no Palácio dos Campos Elíseos, localizado na região central da capital. No entorno da Praça Princesa Isabel, a concessionária construirá os edifícios que abrigarão as secretarias do Estado. Para isso, os investimentos estão estimados em R$ 5,4 bilhões. A iniciativa integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

“É o maior plano de urbanização feito em São Paulo nos últimos tempos. Para investir na recuperação do centro, não adiantava só ter medidas paliativas. Era preciso uma mudança estrutural. Mudar o Governo, com 22 mil funcionários, é um choque de progresso na região”, diz Afif.

Como ficará o centro de São Paulo com a mudança?

A construção do novo centro exige mudanças na região. O terminal de ônibus Princesa Isabel, localizado na frente do Palácio Campos Elíseos, será removido e realocado para a avenida Cásper Líbero, próximo à Estação da Luz. “Está dentro da mesma região e nenhuma linha será alterada. Todas continuarão passando por lá”, explica o secretário.

Além disso, haverá desapropriação de moradias. Nesse caso, o Governo de São Paulo garantirá assistência à população impactada pelas mudanças. “Ela ficará dentro de uma mesma área próxima desse centro, porque ela já vive no bairro. Não queremos tirar essa oportunidade de permanecer”, esclarece Afif.

A concessionária responsável pelo projeto ficará encarregada das desapropriações. De acordo com o cronograma do projeto, o processo de desapropriação, juntamente com a provisão de novas moradias, ocorrerá em 2026.

 

 

O que acontecerá com o Palácio dos Bandeirantes?

Atualmente, o Palácio dos Bandeirantes, localizado na região do Morumbi, zona sul de São Paulo, é a sede do Governo de São Paulo. Com a mudança para o centro da capital, o Palácio dos Bandeirantes permanecerá como a residência oficial do governador.

Já o novo centro da região dos Campos Elíseos será local de despacho “para facilitar a vida dos secretários e das várias autarquias que têm despachos permanentes no Palácio [dos Bandeirantes]. Em vez de atravessar a cidade, se atravessa a rua ou a praça, e o governador está lá para despachar”.

Eficiência de gastos

O secretário menciona que a mudança do centro administrativo promoverá uma economia de gastos. Atualmente, a administração estadual está distribuída em 40 imóveis, que somam 800 mil metros quadrados de ocupação. A mudança reduzirá o espaço ocupado a 250 mil metros quadrados, o que reduzirá gastos com manutenção.

A nova estrutura terá capacidade para cerca de 22,7 mil servidores, distribuídos em sete edifícios e dez torres. O complexo contará também com teatro, auditórios, salas multiuso e outros espaços.

Além disso, surgem novas possibilidades de arrecadação: “Aqueles [edifícios] que não são tombados podem ser vendidos. Você tem um balanceamento de custos muito favorável à concentração”.

A sede do Governo já foi no centro de São Paulo (leia aqui)


Destaque – Guilherme Afif, secretário de Projetos Estratégicos do Estado. Foto: Governo de São Paulo / Divulgação


Leia outras matérias desta editoria

Lavagem de dinheiro: crime organizado sofre outro revés em SP

Polícia de São Paulo faz operação ação liderada pelo Deic para cumprir 54 mandados judiciais; Justiça também determinou sequestro de bens e valores dos investigados. A Polícia Civil de São Paulo realiza nesta quinta-feira (4) a Operação Falso Mercúrio...

Tarcísio anuncia Nico como novo Secretário da Segurança Pública de São Paulo

Atual secretário executivo da Pasta assume o posto em substituição a Guilherme Derrite, que voltará ao Congresso Nacional. O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta sexta-feira (28) que Osvaldo Nico Gonçalves será o novo Secretário de Segurança...

Prefeito acende as luzes da Catedral da Sé oficializando o Natal Iluminado de 2025

Iluminação especial na região central e na Avenida Paulista, árvores de Natal gigantes nas 32 subprefeituras, presépios e até pista de patinação fazem parte da programação gratuita. Em cerimônia embalada pelo Coral Baccarelli na Catedral da Sé, o prefeito...

Cidade de São Paulo tem menor taxa de desemprego da história com desocupação de 5,2%

A boa notícia foi divulgada pela Prefeitura, os dados foram medidos pela PNAD Contínua que apontou 94,7% da força de trabalho ocupada; desempenho é impulsionado por políticas de simplificação, qualificação e apoio ao empreendedorismo, de acordo com o órgão...

Jardim da Luz comemora 200 anos e receberá investimentos

O parque público mais antigo da cidade será requalificado com investimento de R$ 20 milhões. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes durante as comemorações pelos 200 anos da área. O Jardim da Luz acaba de completar 200 anos e continua sendo um dos...

Smart Sampa chega ao Aeroporto de Congonhas e câmeras inteligentes monitoram áreas estratégicas

Segundo aeroporto mais movimentado do país agora conta com sistema inteligente para reforçar a segurança no embarque e desembarque. A Prefeitura de São Paulo amplia o alcance do programa Smart Sampa com a integração de 20 câmeras em pontos estratégicos do...

Tecnologia de ultrafiltragem é aliada para ampliação do tratamento de água em São Paulo

Sistema de membrana microporosa exige estruturas menores e elimina parte do processo convencional de filtragem. A produção de água potável para abastecer uma população de 20 milhões de pessoas diariamente não é uma tarefa simples, por isso exige grandes...