Segunda-feira | 19 de junho, 2023
Esta charmosa ilha descontraída é conhecida por Myrtos Beach e como o local de filmagem de ‘Bandolim do Capitão Corelli’. Vamos conhecê-la.
Kefalonia ou Cefalonia possui praias de águas cristalinas de cores azul esverdeadas e sua rica história na tradição cultural. É a maior ilha jônica e o verde de suas montanhas se mistura com o azul da água, tornando-a um destino verdadeiramente único e amado. Pinheiros, ciprestes e oliveiras cobrem o pico do Monte Ainos, enquanto no sopé encontram-se vinhedos onde é produzida a popular variedade de vinho Kefalonian Robola. Quem gosta de snorkeling ou mergulho, o fundo do mar ao redor da ilha conta com atrativos raros, como a caretta-caretta, tartaruga marinha que ali encontra refúgio, assim como as focas-monge monachus monachus. A tradição culinária de Kefalonia, a história, as aldeias tradicionais, a animada vida noturna e as praias farão você se apaixonar.
A ilha e seus atrativos
Argostoli
A maior cidade e capital da ilha é Argostoli. É uma cidade construída em torno de uma colina, com uma vida citadina, repleta de vários tipos de entretenimento: lojas para os amantes das compras, cafés para sentar e relaxar, bares e praias nas proximidades. Além da antiga arquitetura veneziana, a cidade velha de Krani com as Muralhas Ciclópicas, um passeio pelo porto, ou visita à Biblioteca Korgialeneios com sua rara coleção de livros e manuscritos e a vida noturna, esperam os visitantes.
Lixouri
A mais ocidental das duas penínsulas de Kefalonia é a de Paliki, uma vila pacata ideal para quem gosta de paz e sossego. Pode saborear o seu café, os seus doces de pastelaria e a gastronomia local no porto e na praça com a famosa planta fícus. Passe pela mansão dos irmãos Typaldon-Iakovaton construída em 1866, que abrigava a Biblioteca Iakovateio – em reconstrução devido ao terremoto de 2014 – que abriga 25.000 livros e um pequeno museu, onde estão três pergaminhos cristãos dos séculos X, XIV e XV. Visite o Mosteiro Kipouria, e deslumbre um dos pores do sol mais deslumbrantes da ilha.
Fiscardo
Fiscardo sobreviveu ao terremoto destruidor de 1953. A maioria dos edifícios conserva a cor tradicional local que nos faz viajar no tempo: os grandes casarões com as suas elegantes varandas, as velhas casas de dois andares, os telhados de telhas vermelho-escuras, as encostas verdes das montanhas, as azul do mar e o cenário geral é encantador. Esta pitoresca vila é a cidade natal do poeta grego Nikos Kavvadias, que costumava escrever sobre o mar.

Lago da Caverna de Melissani. O lago da caverna de Melissani é uma maravilha da natureza e um dos pontos turísticos mais impressionantes de Kefalonia, localizado em Karavomylos, uma área próxima à cidade de Sami. Foi descoberto em 1951 pelo espeleontólogo Giannis Petrochilos. Uma grande parte da sua cobertura (teto) caiu, revelando uma visão incrível. Durante a antiguidade, o lago era um local de culto dedicado a Pan e à ninfa Melissaneu. Mitos mencionam que Melissani cometeu suicídio e caiu no lago porque Pan não estava respondendo ao seu amor por ele. Foto: ©GNTO
Assos
Na parte norte da ilha, a pitoresca vila de Assos é construída ao lado de falésias, entre pinheiros e ciprestes. Escassamente construções com a cor tradicional, numa paisagem impressionante, Assos fascina pela paz e simplicidade que retrata. Além das maravilhosas águas de Assos, a uma curta distância não perca a praia de Myrtos, bem como muitas outras pequenas baías pitorescas que esperam ser descobertas.
Ainos
A montanha que prevalece em Kefalonia é Ainos, cujo pico chega a 1.628 metros, e é o único parque nacional que pode ser encontrado em uma ilha grega. O abeto cresce nativamente nesta montanha em Kefalonia. As agulhas pretas do abeto Kefalonian dão uma impressionante cor escura à montanha. Nas falésias da serra poderá ainda ter a sorte de avistar pequenos cavalos selvagens. A montanha é ideal para passeios e caminhadas em sua natureza verdejante em torno dos caminhos que variam em dificuldade.
Gastronomia
A culinária cefalônica é renomada. A ilha produz queijo amarelo, queijo feta, azeite, mel e carnes locais. Também abriga um grande número de receitas deliciosas. Não deixe de provar a famosa empada de carne, o prato à base de coelho e o prato de sofigado – um rico ensopado de carne agridoce com marmelos e petimezi (calda de mosto de uva) com cabrito. Prove a torta de bacalhau salgado e skordalia (um molho de alho) feita com batatas cozidas em caldo de bacalhau com limão ou vinagre. Você também deve provar strapatsada (ovos mexidos cozidos com tomate) e tsigaridia (verduras frescas cozidas com molho de tomate). E, logicamente, saboreie os doces.
Cinema
Filmagem em Kefalonia – As ilhas jônicas da Grécia são ocupadas pelo exército italiano quando ele traz uma grande guarnição junto com alguns alemães para a tranquila ilha de Cefalônia, cujos habitantes se rendem imediatamente. O médico da aldeia, Dr. Iannis (John Hurt) e sua filha Pelagia (Penélope Cruz) que é noiva de Mandras (Christian Bale), lá vivem. Em troca de medicamentos, ele hospeda o comandante da guarnição italiana, o capitão Antonio Corelli (Nicolas Cage) que rapidamente se apaixona por Pelagia. Em breve eles terão que decidir entre o amor e suas convicções.
Fonte: GNTO
Destaque – Kefalonia – Assos iluminada. Foto: ©GNTO