Mitos e verdades sobre o uso de sabonetes íntimos


Segunda-feira, 29 de janeiro de 2018 às 19h18


Forte aliado na saúde da mulher, o sabonete íntimo merece algumas atenções para não causar problemas. Por ser um produto de uso específico, ele deve ter detergência suave, que remove restos de células, gorduras e sujidades da região vaginal sem atacar o manto lipídico, camada de proteção que permite a transpiração e preserva a pele hidratada.

Um produto com alta detergência põe em risco o manto lipídico e deixa a pele vulnerável a infecções, causando desconforto, irritação e coceira. Por isso, a mulher deve observar algumas caraterísticas importantes dos sabonetes íntimos, como a classificação de hipoalergênico e a informação de que é dermatologicamente testado.

 

Os sabonetes íntimos oferecem uma sensação de frescor, de limpeza. Outro aliado da mulher são os lenços umedecidos, que servem para complementar essa higiene. Foto: Divulgação / SOGESP

 

“Os sabonetes íntimos são válidos porque possibilitam à mulher fazer uma higiene adequada na região vaginal. A água sozinha não retira toda a sujetividade nem a escamação de células, pois a água não tem esse poder de detergência”, informa a ginecologista Patrícia de Rossi, membro da Comissão Editorial da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).

No período menstrual, Patrícia diz que é até melhor que o uso do sabonete líquido seja intensificado. “Sabemos que só o papel higiênico não resolve. Os sabonetes íntimos oferecem uma sensação de frescor, de limpeza. Outro aliado da mulher são os lenços umedecidos, que servem para complementar essa higiene. No entanto, é preciso prestar atenção no tipo de lenço usado. Alguns não são indicados para a região vaginal e agridem demais a pele”, alerta a ginecologista.

Quanto à menopausa, que tende a deixar a pele da vulva mais seca, Patrícia esclarece que a mulher pode lançar mão de outro produto caso sinta uma sensação constante de pinicação: um creme hidratante. “Não há problema nenhum, mas tanto o sabonete quanto o hidratante só devem ser passados na região externa. Algumas pessoas acham que esse tipo de produto é necessário para equilibrar o pH da vagina, mas não é bem assim. A vagina elimina naturalmente as células descamadas. Eles servem apenas para tirar a sujetividade e descamação nas partes externas. É importante dizer que devem ser aplicados no mesmo sentido, primeiro na parte da frente, depois de trás”.

É fundamental esclarecer que os sabonetes íntimos não tratam infecções. Portanto, se a mulher sofrer de algum problema, a recomendação é que procure um médico. “Neste caso, ela deve tratar a infecção e suspender o uso do sabonete, pois o sabonete não vai resolver o problema. Inclusive, se a vulva estiver muito irritada, ela não irá conseguir usá-lo por estar com a pele muito sensível”, orienta a especialista.

A médica explica ainda que existem alternativas naturais aos sabonetes íntimos industrializados. “O problema das alternativas naturais é que a pessoa não vai saber se tem as características certas. Mas há até versões de cosméticos veganos assim como sabonetes artesanais. Porém, é preciso tomar cuidado e saber qual é a matéria-prima utilizada e todos os componentes. Quanto menos componentes, menor é a chance de causar alergia.”

medicinasaude

Acesse a nova página especial sobre Medicina&Saúde, onde encontra todos os os posts do site sobre o assunto com um só clique. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
MEDICINA&SAÚDE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo
Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar
Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime
Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional
Veja como foi a festa e a distribuição do bolo dos 465 anos no Bixiga
  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

  • Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo

  • Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar

  • Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime

  • Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional

  • Veja como foi a festa e a distribuição do bolo dos 465 anos no Bixiga

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*