Novembro Azul chama atenção dos homens na Av. Paulista


Segunda-feira, 9 de novembro de 2015, às 10h47


Batizada de Circuito da Saúde, ação integra a programação da campanha nacional de combate ao câncer de próstata, realizada em todo o Brasil pelo Instituto Lado a Lado.


Do Instituto Lado a Lado pela Vida

nov azul logo lado lado

 

Quem passou pelo Masp, em São Paulo, na manhã da quarta-feira (5) passada, teve a oportunidade de ser lembrado sobre a importância da prevenção quando o assunto é saúde. Uma tenda montada no Vão Livre do museu pela campanha Novembro Azul chamou atenção dos homens, que puderam fazer exames rápidos e ainda tirar dúvidas sobre o câncer de próstata.

“Estava passando e aproveitei. Quanto mais informação nós tivermos melhor. Até porque sem informação é ainda mais difícil ter acesso ao atendimento e exames. Isso é uma coisa que dificulta bastante o cuidado com a saúde”, comenta Charles Rodrigues, 37 anos.

 

Circuito da Saúde. Foto: ILLPS / Divulgação

Circuito da Saúde. Foto: ILLPS / Divulgação

 

No local, profissionais da saúde realizaram aferição da pressão arterial e medição da circunferência abdominal, além de ensinarem a calcular o próprio Índice de Massa Corporal, o IMC.

E quem também pode aproveitar essas ações foi o público feminino, que tem papel fundamental na campanha, incentivando a conscientização entre os homens. “Se não ficarmos insistindo para eles irem ao médico, não vão”, afirma a vendedora Antônia Araújo Mota, 49 anos, que garante levar a mensagem de prevenção adiante.

Lição de quem vivenciou o câncer

Diagnosticado com câncer de próstata há 2 anos, Irineu Padiglione, 74 anos, não deixou de passar pelo estande do Novembro Azul para saber mais sobre como cuidar melhor da sua saúde. “Acabo de finalizar o tratamento, agora é só realizar os controles”, conta em conversa com o oncologista Fernando Coitat Maluf.

Membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado, o médico também esteve no local para tirar dúvidas dos participantes e distribuir exemplares autografados do seu livro “Vencer o Câncer de Próstata”. “Ações assim são muito importantes. Se impactar somente 5% das pessoas que passaram por aqui hoje já é uma grande vitória”, parabeniza Irineu.

Caso do Edmar Covas, 61, que teve o pai diagnosticado com câncer de próstata há sete anos e desconhecia a importância de procurar um médico para avaliar a necessidade do rastreamento. “Eu nunca fiz exames por não sentir nada, mas agora entendi que já passei da hora de fazer a minha parte. Vou marcar a minha consulta. Não tenho medo dos exames, só não sabia da necessidade de fazê-lo”, justifica.

Negligência com a saúde não faz parte do dia a dia de José Augusto dos Santos Filho, 52, e Elisabete Santos, 51. Último casal a passar pelo estande do Novembro Azul, eles destacaram a importância do incentivo à prevenção.

“Meu pai faleceu de câncer de próstata e a doença foi um sofrimento grande para ele e para toda família. Essa experiência nos motiva ainda mais a incentivar a todos a se prevenirem, afinal quem ama cuida”, conta a bancária.

Informação em prol da saúde

O câncer de próstata e a saúde do homem em geral também foram temas do Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, e No Meio do Dia, da Band News FM. Ambas as emissoras transmitiram sua programação ao vivo, diretamente do Masp.

Batizada de Circuito da Saúde, a ação integra a programação do Novembro Azul, campanha nacional de combate ao câncer de próstata, realizada em todo o Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

 

Saúde do homem: Novembro Azul. Ilustração: aloart

Saúde do homem: Novembro Azul. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
NOVEMBRO AZUL

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo
Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar
Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime
Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional
Veja como foi a festa e a distribuição do bolo dos 465 anos no Bixiga
Segundo dia do presidente no Fórum Econômico Mundial
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
  • Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo

  • Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar

  • Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime

  • Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional

  • Veja como foi a festa e a distribuição do bolo dos 465 anos no Bixiga

  • Segundo dia do presidente no Fórum Econômico Mundial

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*