O novo espaço de lazer e preservação tem 22 mil m² de áreas verdes, onde há cerca de 108 espécies de plantas, das quais 62 são nativas. Segundo o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo (2023), foram identificadas 39 espécies de aves no local.
O prefeito Ricardo Nunes inaugurou neste sábado (7) o Parque Morumbi Sul. Com investimento de R$ 15 milhões, o novo espaço tem como foco a sustentabilidade e é o primeiro da cidade a ser construído com madeira engenheirada, um material inovador e de baixo impacto ambiental. No equipamento, a população poderá aproveitar trilhas, quadras esportivas, parquinhos e academia voltada para a terceira idade.
A fauna Silvestre possui 40 espécies de animais registradas distribuídas taxonomicamente em 12 ordens e 22 famílias, destas, 37 espécies são nativas e 3 são exóticas invasoras.
A avifauna é representada por 38 espécies distribuídas em 10 ordens e 20 famílias. Trinta e sete espécies são nativas do Brasil, destas destacamos o periquitorico (Brotogeris tirica) uma espécie de psitacídeo endêmico do Brasil e da Mata Atlântica.
Além das espécies residentes, o parque serve de abrigo e fornece alimento para espécies que realizam migração, sendo elas: o andorinhão-do-temporal (Chaetura meridionalis), o bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) e o (Tyrannus melancholicus).
Não foram registradas espécies ameaçadas de extinção, mas cinco espécies, o carcará (Caracara plancus), o falcão-de-coleira (Falco femoralis femoralis), periquito-rico (Brotogeris tirica), o tuim (Forpus xanthopterygius), e o periquitão (Psittacara leucophthalmus) estão listadas no “APÊNDICE II” da CITES (2025), ou seja, caso o tráfico destes animais são seja combatido, essas espécies poderão entrar em um futuro próximo nas listas de espécies de ameaçadas de extinção.
A área do parque abriga 108 espécies de flora, com destaque para a presença do Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), espécie nativa do município e ameaçada de extinção, é a árvore símbolo do Paraná.
O Parque Morumbi Sul está localizado na Rua Lira Cearense, 630 – Campo Limpo, São Paulo – SP.
Como chegar – via transporte público
Ônibus
6475-10 – Terminal Bandeira
746V-10 – Hosp. Campo Limpo
8078-10 – Hosp. Campo Limpo
857C-10 – Term. Campo Limpo
N843-11 – Pq. Arariba
6837-10 – Term. Capelinha
8072-10 – Pq. Ipê
6806-10 – Term. João Dias
7013-10 – Pq. Arariba
Metrô
Linha 5 – Capão Redondo
Trem
Linha 9 – Osasco
Destaque – Imagens: Prefeitura SP / Divulgação