Domingo | 28 de agosto, 2022


A doação de órgãos ainda caminha a passos lentos e nada melhor do que a conscientização para acelerar o processo. Carlão e Dudu, que se tornaram irmãos de sangue vão percorrer 200 Km de bike para mostrar como é bom receber uma nova oportunidade que engrandeceu a vida de ambos.



Vidas conectadas

Eles tiveram suas vidas conectadas em novembro de 2016. Carlão, diagnosticado com uma doença sanguínea passou pelo transplante de medula, doada por Luiz Eduardo, o Dudu. Desde então, os irmãos de sangue, como eles costumam se chamar, criaram um vínculo especial. Eles se conheceram pessoalmente em novembro de 2019, na 1ª Edição dos Jogos Brasileiros dos Transplantados, realizada em Curitiba - PR. O esporte, inclusive, é um dos principais elos entre os dois para levar informações sobre a doação de sangue, medula e órgãos.


Desafio 200 Sangue Bom

A dupla resolveu percorrer 200 quilômetros pedalando entre as cidades de Rio Azul-PR até a capital do Estado. O desafio inicia no dia 31 de agosto e a chegada será no dia 01 de setembro, exatamente na Abertura dos Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx) na Praça Oswaldo Cruz, no centro de Curitiba. Esta não é a primeira vez que Carlão e Dudu se empenham nesse tipo de ação para incentivar a doação de órgãos.

 

 

Os irmãos de sangue Dudu e Carlão. Foto: ISB / Divulgação

 


JBTx

Os Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx) acontecem até o dia 4 e são organizados pela Associação Brasileira dos Transplantados (ABTx) que fica no bairro Vila Mariana, capital paulista, em parceria com a Prefeitura de Curitiba. Os dois atletas participarão na corrida de 5 km. Além disso, o Prof. Carlão vai competir representando Campo Grande e Mato Grosso do Sul nos jogos, nas modalidades de atletismo e ciclismo.


Instituto sangue Bom e ABTx

A 2ª edição da competição nacional promovida pela ABTx reúne atletas de todo o País em provas de atletismo, corrida de rua e caminhada, natação, tênis, tênis de mesa, ciclismo e triatlo virtual.

O Desafio 200 Sangue Bom é uma ação do Instituto Sangue Bom, entidade fundada pelo Prof. Carlão que já realizou 1.700 ações solidárias em seus quase seis anos de história. Apenas em 2022 já foram mais de 300.


Informações

Para mais informações e inscrições acesse os sites da Associação Brasileira dos Transplantados e do Instituto Sangue Bom.


Destaque – Os irmãos de sangue Dudu e Carlão. Foto: ISB / Divulgação