Sábado | 27 de agosto, 2022

Vinte anos depois do longo trabalho de conscientização o resultado ainda se mostra surpreendente.


Em 2001, a então revista Alô Tatuapé, hoje este portal de notícias, começou o trabalho em prol de um projeto que recebeu o nome de Complexo Viário Padre Adelino em nossa redação. Sua mais ambiciosa missão era a construção de uma ponte que ligasse o Tatuapé ao Centro via Rua Padre Adelino.

O cruzamento entre a avenida e uma das mais antigas vias de ligação entre o Tatuapé e o Belém em direção ao centro da cidade, consumia minutos incontáveis e até horas em dias de trânsito intenso. A ideia do projeto, considerado impossível, também beneficiária os moradores que trabalhavam em ambas regiões separadas pela Avenida Salim Farah Maluf.

Marronzinhos

Para piorar, nessa época havia os marronzinhos – agentes da CET – que ficavam só esperando algum incauto cometer um erro para multar e foram muitas multas geradas nesse cruzamento. Finalmente, após 18 meses de exaustivas reportagens com os recursos escassos da época e as constantes ações dos contrários – que arranjavam mil motivos para denegrir a ideia – o projeto foi aprovado pela Prefeitura.

Obras demoradas

O início das obras em 2007 teve um ritmo lento, e tudo era pretexto para que surgissem publicações criticando e sobravam previsões de que a obra não seria concluída. Diante de tanta depreciação e falta de visão, demorou seis anos entre a publicação da primeira reportagem (junho/2001) sobre o assunto na revista até que os canteiros fossem instalados.

Conclusão

A obra foi inaugurada em agosto de 2011 e é possível que poucos conheçam a verdadeira história dessa ponte que aliviou sobremaneira o trânsito em vários sentidos. Autoridades estiveram no local durante a inauguração, fita descerrada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab. Quem quiser saber a verdadeira origem desse projeto pode ler algumas matérias aqui.

O mais importante é saber que a ponte estaiada serve a todos e o Complexo Viário Padre Adelino saiu do papel e virou realidade. Difícil é imaginar o Tatuapé e Belém sem essa facilidade de ligação nos dias atuais.


Destaque – Ponte estaiada do Tatuapé. Foto: aloimage / arquivo

CLIQUE NAS IMAGENS E LEIA MAIS SOBRE O TEMA