Eles já fizeram vários pedidos à Subprefeitura e nada foi feito até agora. O buraco está alastrando e quase impede a passagem de veículos. A via pode ser intransitável a qualquer momento. Leia a resposta da SMSUB no final da reportagem.
Os moradores da estreita Travessa Anézio Collepicolo, que possui uma enorme ‘cratera’, já não sabem a quem recorrer. O buraco fica exatamente em uma curva – talvez, a mais fechada do bairro – onde a dificuldade para manobrar é notória.
Conversamos com moradores que afirmaram terem feito contato com agentes de órgãos municipais e apesar das promessas e justificativas nada foi feito. Ao contrário, o buraco está cada vez mais preocupante.
Localizado em uma passagem de arruamento muito mal planejada, o local força os motoristas utilizarem a calçada para manobrar, onde é possível observar que a moradora já tentou até colocar um obstáculo e atualmente está amassado.
Sem solução há meses
O buraco já ocupa quase a metade da via. A situação é antiga, mas com a expansão do buraco que se formou está ficando cada vez mais difícil a situação dos moradores e demais usuários, que já contabilizam prejuízos. Ao tentarem manobrar, um pequeno erro dos condutores pode fazer com que o automóvel bata no meio fio que está exposto. Tudo leva a crer que a rua pode se tornar intransitável a qualquer momento.
Mesmo antes da reeleição, a Prefeitura de São Paulo sob a gestão de Ricardo Nunes, vem realizando ações de recapeamento. Há trechos sendo ‘remendados’ ao invés de receberem pavimentação completa, reclamam os motoristas. Enquanto outros trechos parecem ter sido ‘esquecidos’ ou não se encaixam nos critérios. Segundo o órgão, são mais de 1.000 trechos finalizados na cidade.
Critérios
“Entre os critérios considerados para a escolha destas vias para o recape estão o volume de tráfego, a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus e histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade,” afirma a Prefeitura.
Ainda conforme o órgão municipal, “o programa de recapeamento usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior.”
Respostas
Na sexta-feira (14/12), em contato com a Subprefeitura Mooca, o órgão respondeu que só realiza serviços de tapa-buracos em emergências. Tentamos contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, mas a ligação não foi atendida. Enviamos e-mail à assessoria de comunicação neste sábado (14/12) para saber quando será feito o conserto na Travessa Anézio Collepicolo e se a via se encaixa nos critérios de recapeamento da Prefeitura.
A população tem um canal aberto e de fácil acesso para solicitar os serviços de tapa-buraco por meio do Portal 156, acessível em https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal, no aplicativo SP156, ou através da central de atendimento telefônico no número 156.
Destaque – Travessa Anézio Collepicolo, localizada em frente à garagem dos ônibus elétricos na Rua Nestor de Barros e altura do nº 845 da Rua Emília Marengo. Foto: aloimage
Publicação:
Sábado | 14 de Dezembro, 2024
Atualizado com a resposta da SMSUB:
Segunda-feira | 16 de Dezembro, 2024