Projeto da editora Bela Vista Cultural busca registrar e difundir a cultura dos habitantes locais. Guardiões de conhecimentos ancestrais vivem em harmonia com a natureza em pequenas áreas rurais de Catalão e Ouvidor.

A Bela Vista Cultural – editora e produtora paulistana focada em ações de impacto social – apresenta o seu último lançamento de 2024: o projeto ‘Cerrado Imaterial – Berço da Vida’. Com patrocínio da CMOC Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta ação dará origem a um livro criado para registrar e divulgar o estilo de vida, as tradições culturais e os hábitos das pessoas que vivem em áreas rurais e pequenas comunidades dos municípios de Catalão e de Ouvidor, no sudeste goiano, com o objetivo de destacar o patrimônio cultural dos habitantes da Zona Rural local.

Os “cerradeiros” são povos tradicionais que habitam o Cerrado brasileiro – o segundo maior bioma da América do Sul e que abrange cerca de 25% do território nacional. Vivendo em harmonia com o meio ambiente, são guardiões de conhecimentos ancestrais fundamentais para a memória cultural e ecológica regional, assegurando a continuidade de uma parcela importante do patrimônio histórico e imaterial do País.

Histórias, tradições e modo de vida

O lançamento alerta para dilemas que o Brasil enfrenta, não somente na seara ambiental, mas também na manutenção das suas raízes e do estilo eminentemente rural, que vem enfrentando desafios que vão do aumento da senioridade na zona rural ao estilo de vida das novas gerações. “São pessoas com hábitos, histórias, tradições e até mesmo receitas gastronômicas que possuem forte ligação com a terra e seus recursos naturais. O projeto busca registrar o modo de vida dessas populações e divulgar suas histórias.”, explica Renan Cyrillo, diretor executivo da Bela Vista Cultural.

Com imagens inéditas de André Dib, premiado fotógrafo brasileiro com vasta experiência na área documental de paisagens, fauna, flora e do modo de vida de povos e comunidades tradicionais, o livro tem um tratamento gráfico diferenciado e é composto por imagens e cores inspiradas no Cerrado e no uso de fontes que mesclam o moderno e o tradicional. Impresso em diferentes papeis, com texturas e cores próprias, a obra busca proporcionar uma experiência sensorial que fica mais quente e intimista com o decorrer das páginas, criando uma conexão maior com o árido e a atmosfera dos personagens e da rusticidade local, transmitindo assim uma sensação de intimidade e acolhimento.

Difusão cultural

Quase toda a totalidade da tiragem será distribuída para as Secretarias de Educação dos dois municípios goianos, junto de uma cartilha pedagógica, com sugestões de atividades em sala de aula baseadas no livro para os diferentes níveis de ensino. Além da versão impressa, que terá uma pequena cota disponível para compra no site da editora, o projeto lançará um audiolivro e apresentações com Libras e audiodescrição, atendendo a diferentes públicos, incluindo pessoas com deficiência visual e auditiva.

Além disso, as escolas públicas locais serão palco de uma série de atividades complementares, incluindo palestras, atividades formativas e outras ações pedagógicas, com o intuito de oferecer recursos e experiências que complementem o trabalho realizado pelos docentes em sala de aula. Ao contar com a participação de profissionais ligados às Secretarias de Educação de Catalão e de Ouvidor em sua elaboração, é esperado que o livro seja incorporado aos currículos locais e utilizado como material de referência pelas comunidades escolares em aulas sobre Cultura, História, Geografia e Meio Ambiente.


Destaque – Imagem: Bela Vista Cultural / Divulgação


Publicação:
Domingo | 24 de novembro, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Cerrado brasileiro – livro traz memórias das populações cerradeiras e biodiversidade goiana

Projeto da editora Bela Vista Cultural busca registrar e difundir a cultura dos habitantes locais. Guardiões de conhecimentos ancestrais vivem em harmonia com a natureza em pequenas áreas rurais de Catalão e Ouvidor. A Bela Vista Cultural – editora e...

As transformações urbanas da cidade de São Paulo

Até o final do século 19, a cidade de São Paulo ainda apresentava traços coloniais, tanto na arquitetura como no traçado urbano. A introdução da cafeicultura em terras paulistas e a chegada de milhares de imigrantes na cidade foram decisivas para alterar...

Conheça os 8 hábitos das Blue Zones, as regiões do planeta onde se vive mais

Livro que abordou o tema e se tornou best-seller do New York Times, inspirou publicação do livro “Saúde, Alimento & Cultura”, recém-lançado. Conheça uma localidade no Brasil, onde a longevidade também está acima da média. Blue Zones, ou zonas azuis, é...

Ubuntu: “o bem estar do próximo é importante para o meu bem estar”

Diretor de programa da ONU vencedor do Nobel, lança livro infantojuvenil sobre o valor da coletividade. Inspiração veio através da filosofia africana para propor um mundo mais solidário. “Vivemos um momento em que as pessoas estão cada vez mais...

1932: Um relato inédito

Era 1932, outubro, para ser exato dia 2. Mas o embarque dos líderes que seriam deportados do país aconteceu hoje, ou melhor, no dia 10 de outubro, há 82 anos. A Revolução Constitucionalista terminava com o aumento do número de mortos e as tropas...

“Memórias do Tatuapé”: aproveite o recesso para ler o primeiro capítulo do livro, grátis

Autor do livro “Memórias do Tatuapé” libera leitura gratuita do primeiro capítulo para incentivar a cidadania e divulgar a história do bairro. Uma boa oportunidade para esses dias de recesso. Leia o rápido bate-papo com ele.

Programa Livro na Faixa da Prefeitura de SP

A notícia foi divulgada hoje pelo órgão e possibilita que qualquer pessoa possa pegar livros emprestados e também doar os seus para leitura.