Coronavírus: perguntas e respostas | University of Florida (EUA)


Sábado | 28 de março, 2020 | 19h58


University of Florida – Estados Unidos da América, EUA


A Universidade da Flórida (UF) está entre as 10 melhores universidades públicas dos Estados Unidos, é uma instituição voltada para pesquisas. Teve seu início num seminário no ano 1853 e começou em Gainesville no ano 1906, com 102 alunos. Atualmente é uma das universidades americanas mais abrangentes do ponto de vista acadêmico, com 54 mil estudantes, abrigando 16 faculdades e mais de 170 centros e institutos de pesquisas. Em 2019, a UF foi classificada em 3º lugar entre as universidades públicas de maior valor dos EUA.

Por John Lednicky

Virologista e professor de pesquisa em saúde ambiental e global da Faculdade de Saúde Pública e Profissões de Saúde e do Instituto de Patógenos Emergentes da UF. O Dr. John Lednicky possui amplo treinamento e experiência em microbiologia e biologia molecular, realiza pesquisas básicas e aplicadas. Na Universidade da Flórida, está envolvido em muitos projetos multidisciplinares que abrangem diversos tópicos, incluindo aerobiologia, descoberta de vírus e pesquisas sobre os resultados de nanopartículas inaladas em infecções subsequentes por vírus respiratórios.

Há um mês, Lednicky esteve por duas horas respondendo perguntas em um fórum da rede social norte-americana AMA Reddit (AMA, Ask Me Anything ou Pergunte-me qualquer coisa). Destacamos algumas respostas, a seguir.


O que pode ser feito para nos proteger da exposição ao coronavírus? As boas técnicas de lavagem das mãos são suficientes? Ou precisamos investir em máscaras para estarmos protegidos?

John Lednicky: A melhor forma para nos protegermos é usar práticas bem estabelecidas de controle de infecções. Em primeiro lugar, evite estar perto de pessoas com infecções respiratórias. A lavagem das mãos é importante, mas deve ser feita adequadamente: água corrente por 20 segundos, sabão entre os dedos e as costas da mão, etc. Isso ocorre porque podemos pegar vírus de superfícies contaminadas e nos inocular tocando nosso nariz, olhos, talvez a nossa boca. Os coronavírus podem se espalhar por vias aéreas. Podem estar presentes em grandes gotículas que são formadas quando tossimos, espirramos, conversamos. Mas também estão associados a partículas menores que podem permanecer no ar e, assim, serem inaladas. Os coronavírus permanecem “viáveis” (infecciosos) em algumas superfícies ambientais por até uma semana, portanto a higiene é importante, pois podemos entrar em contato com material contaminado em locais públicos.

Uso de máscaras, a retirada correta e uso de óculos

Qual a utilidade das máscaras disponíveis que a população em geral pode obter nas farmácias ou lojas de ferragens contra doenças infecciosas?

JL: Ótima pergunta. Existem muitos produtos diferentes no mercado, alguns melhores do que outros. A melhor escolha seria uma máscara facial N95. Mas a melhor máscara deve ser aquela que se encaixa corretamente. Se você puder fazer um “teste de encaixe” para uma máscara N95, isso seria ótimo. Também importantes são o uso e a retirada adequados da máscara. Algumas pessoas se arriscam ao remover uma máscara, por exemplo, enfiando os dedos sem luvas na ponte do nariz e empurrando os dedos para baixo ao remover a máscara, o que coloca os dedos potencialmente contaminados perto do nariz, criando uma situação em que se pode depositar fômites* ou outras partículas contaminadas por vírus perto do nariz. Fique longe de máscaras frágeis, especialmente aquelas que se parecem com uma gaze ou rede, pois não serão protetoras. As melhores máscaras, mesmo que não sejam máscaras N95, oferecem alguma proteção contra gotículas contaminadas. Mas não se esqueça: considere usar óculos também! Muitos vírus respiratórios podem infectá-lo através do contato com a superfície dos olhos.

Vacinas e curas contra o coronavírus

Já se fala em produzir uma vacina. Qual seria o tempo razoável para produzirmos uma?

JL: Existem muitas abordagens diferentes para fazer uma vacina. O sucesso depende da ciência, sorte e recursos suficientes para produzir, mostrar que é segura e provar que funciona. Quanto tempo isso vai levar? Difícil de dizer!

Você poderia estimar em quanto tempo desenvolveremos a cura para o coronavírus? Quais são as principais variáveis que influenciam o tempo necessário para esse desenvolvimento?

JL: Considerando que realmente não existe antiviral “comprovado” contra o SARS CoV, este deve ser um alerta para as agências governamentais de que precisam financiar pesquisas nessa área. Levaria mais de um ano para produzir e testar uma vacina, então essa é outra área que precisa de financiamento para pesquisas. As principais questões são que os estudos de laboratório custam caro para serem realizados e a comprovação de que os remédios (medicamentos antivirais ou vacina) são seguros e eficazes exigem testes.

Qual é a prioridade atual: uma vacina ou a cura?

JL: Ambos são prioridades. Existem muitos agentes antivirais que estão sendo testados. Os cientistas agora estão se esforçando para produzir os dois.


*Fômite ou fómite é qualquer veículo capaz de transmitir doenças contagiosas. Um fômite é qualquer objeto inanimado ou substancia capaz de absorver, reter, ou transportar organismos contagiantes e infecções, como germes e parasitas, de um indivíduo a outro (1).

(1) Fonte: Wikipédia

Por Gerson Soares

Imagem: aloart

Leia mais sobre
CORONAVÍRUS: RESPOSTAS DE VALOR

Leia mais sobre
CORONAVÍRUS

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This