Domingo | 16 de julho, 2023

Uma delegacia seccional exerce a chefia de vários distritos policiais subordinados a ela, cuja atribuição é “supervisionar as atividades de polícia judiciária, administrativa e preventiva especializada, executadas nas respectivas unidades policiais subordinadas”, como determina o decreto nº 33.829, de 23.09.1991 em seu Artigo 11º.


Entrevistamos o delegado titular Adalberto Henrique Barbosa da 5ª Delegacia Seccional de Polícia, localizada na Avenida Celso Garcia nº 2875, no bairro Tatuapé da capital paulista. Participando da Operação Impacto Zona Leste, acompanhado pelo delegado assistente Carlos Henrique Ruiz, na última terça-feira (11) conversou com a reportagem sobre segurança, os principais crimes praticados em sua área de atuação e quanto aos resultados das operações que vêm ocorrendo em conjunto com a Polícia Militar (PM).

Atuação contra quadrilhas especializadas

Segundo o policial com 37 anos de carreira exercendo cargos no Deic, Departamento de Homicídio, adquirindo experiência nos crimes contra o patrimônio e contra a vida, elogiou a união das policias em operações conjuntas. “Foi uma decisão sábia dos comandos, o resultado da diminuição da criminalidade é evidente. Com esse engajamento e trabalho de ambas as policias e a união nessa operação, a partir do momento em que detectamos uma modalidade criminosa saindo do ‘normal’, podemos acionar o policiamento especializado”, elogia e destaca o combate à prática de quadrilhas especializadas em roubos de cargas e os crimes cibernéticos. “Estamos tendo atuação intensa em razão dos crimes de estelionatos cometidos através da internet”, frisou o doutor Adalberto.

Crimes cibernéticos

Esses tipos de estelionatos, também conhecido por crimes de internet, são cometidos sem o uso da força, usando computadores e dispositivos móveis. Eles podem ser feitos através de e-mails com o roubo de informações pessoais para alcançar dados financeiros ou utilizar cartões das vítimas. O estelionato também pode ser praticado por lojas virtuais ou mesmo pessoas físicas, relacionados com vendas de produtos ou serviços. Por isso é necessário precaver-se para não cair nos golpes. Uma forma muito eficaz é ter a certeza de clicar em links confiáveis e desconfiar de ofertas mirabolantes.

“Carregando o piano”

Ao nosso lado durante esta entrevista exclusiva, esteve o delegado assistente da 5ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, Carlos Henrique Ruiz. Conforme o colega titular do departamento, “ele é que carrega o piano”, disse o delegado Adalberto ao ressaltar a grande responsabilidade que pesa sobre os ombros do colega que responde por todo o expediente da seccional. “Eu trago todas as informações para que o titular possa tomar a melhor decisão. Nós temos várias unidades na nossa seccional. São 12 distritos policiais, mais a Delegacia de Defesa da Mulher e a Delegacia do Idoso,” especifica e aponta ainda um setor especializado, destinado a investigar os crimes de maior vulto. Cabe ao delegado assistente toda a administração da delegacia.

Trabalho conjunto e união das policias

“Essa atitude de fazer o policiamento preventivo e ostensivo dá um resultado muito grande, porque afugenta, evita o crime”, exemplifica o delegado Adalberto, afirmando que as pessoas andam mais tranquilas pelas ruas. Segundo ele, outros crimes que chamam atenção são os furtos de automóveis e as fraudes. “Assaltar banco hoje não dá lucro, em uma fraude o criminoso pode levar milhões”, conclui o seccional.


Destaque – Imagem: aloart / brasão Polícia Civil – Wikipedia