A Revolução Constitucionalista de 1932, também é conhecida como Guerra Paulista.
A data 9 de julho foi instituída simbolicamente.
Uma luta por justiça edificada por pessoas que amaram sua terra e o Brasil. Os heróis estão sepultados sob o Obelisco do Ibirapuera em glória eterna.
As matérias desta reportagem especial elaboradas pelo Alô Tatuapé foram feitas para lembrar a data e homenagear esses heróis. O jornalista Gerson Soares teve a honra de entrevistar a revolucionária Lucila Novaes Prado em vida, que lhe entregou as duas medalhas honoríficas da fotografia em destaque, dentre outras que conservava, por sua bravura e voluntariado como enfermeira e guerreira durante a batalha. “Com a mão sobre o pesado capacete de aço que está sobre a mesa ela conversou comigo para uma das matérias desta série. Lucila o guardou durante a vida. Ele pertenceu ao seu amado e foi usado no campo de batalha”, expõe o jornalista neste 9 de julho – 91 anos depois que o povo paulista lutou pela justiça.
A série de reportagens produzidas ao longo do tempo, expõe a saga dos paulistas contra a ditadura e a favor da Liberdade, onde incógnitos soldados deram suas vidas por um ideal.
Nada dessa história deve ser esquecido ou será apagado.
Foto: © Gerson Soares / arquivo particular