Com funcionamento 24 horas e capacidade para 300 toneladas de resíduos mensais, novo serviço recebeu investimento de R$ 373 mil, trazendo solução para descarte irregular.
A Brás é o maior polo de moda e atacado da América Latina, que reúne mais de 6 mil indústrias têxteis e lojas de confecção. Na segunda-feira (20), foi inaugurado o primeiro Ecoponto Têxtil da cidade, com capacidade para receber 300 toneladas de resíduos têxteis por mês. A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo e, de acordo com o órgão municipal, essa quantidade é semelhante ao descarte irregular nas ruas da região.
O material entregue ao Ecoponto Têxtil Brás será encaminhado para tratamento e transformado em CDR (Combustível Derivado de Resíduo), que pode ser utilizado para alimentar fornos industriais de cimento, cal ou biomassa com menor emissão de gases na atmosfera, substituindo os combustíveis fósseis e minerais que prejudicam o meio ambiente.
Conforme o órgão municipal, a região recebe até 200 mil pessoas por dia, gerando uma receita de R$ 26 bilhões ao ano e convive com descartes irregulares de restos de tecidos, o que causa uma série de transtornos para toda a região.

Descarte irregular de tecidos causou inúmeros transtornos na região do Brás. Foto: Renato Pinheiro / SECOM
Demanda antiga
O Ecoponto Têxtil Brás aceitará apenas resíduos têxteis. Para descartar corretamente outros materiais, como restos de entulho, móveis, embalagens de vidro, entre outros tipos de resíduos, a população deve ir até um dos 129 ecopontos convencionais distribuídos pela cidade, que, apenas no ano passado, receberam mais de 315 mil toneladas de resíduos.
De acordo com o vice-presidente da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), Lauro Pimenta, que também é comerciante, o Ecoponto era uma demanda antiga dos empresários da região. “Com o encaminhamento correto, o material pode ser reaproveitado no artesanato e em outras atividades. Além disso, acaba com a desculpa de jogar o lixo de forma errada. Quando você tem o descarte correto e regular, elimina as enchentes, evita focos indesejados de animais e melhora a circulação e a viabilidade do bairro”, ressaltou.
O Ecoponto Têxtil Brás está localizado à Rua Cachoeira, 958 – Catumbi. Funciona 24 horas.
Destaque – Foto: Renato Pinheiro / SECOM



