Receita e textos da Nestlé
Brisée é a massa clássica da confeitaria internacional. O termo francês significa “quebrar”, o que caracteriza a textura quebradiça da massa. O calor da mão interfere muito no seu preparo, pois cada partícula de farinha deve ser bem envolvida pela manteiga, o que é feito lentamente, passando esses ingredientes entre os dedos, até que virem uma espécie de farofa grossa.
Pouco a pouco, com a ajuda da mão, esta farofa vai tomando a forma. Às vezes é necessário usar um pouquinho de água fria para facilitar a aglutinação das partículas. A massa brisée pode ser aberta com rolo, tão fina quanto possível.
Sempre que o recheio for mais líquido, ou exigir tempo maior de forno, não há necessidade de pré-cozimento: recheio e massa podem ser levados ao forno juntos.
.
Ingredientes:
500 g de farinha de trigo peneirada
200 g de manteiga
1 colher (café) de sal)
Rendimento:
2 tortas de 20 cm de diâmetro
1 – Faça uma cova no centro da farinha e adicione aí a manteiga e o sal. Misture com a ponta dos dedos, e vá formando uma farofa grossa.
2 – Vá adicionando água aos poucos e continue trabalhando com as pontas dos dedos até que as partículas se aglutinem formando uma massa.
3 – Coloque a bola de massa em um filme plástico e deixe repousar em local frio (por exemplo, a parte de baixo da geladeira) por 1 hora.
4 – Abra a massa entre dois filmes plásticos com um rolo, formando um retângulo.
5 – Dobre o retângulo em três, deixe descansar 10 minutos e torne a abrir um retângulo no sentido contrário. Repita duas vezes essa operação.
6 – Abra a massa normalmente e forre com ela forma da torta. Fure o fundo com um garfo antes de assar.
Atualização:
Domingo | 26 de maio, 2024
Publicação:
Quinta-feira | 9 de julho, 2015