Quarta Revolução Industrial – As seis principais indústrias da observação da Terra.
:: Essas indústrias-chave são responsáveis por 94% desse valor gerado.
As aplicações em seis indústrias principais que são responsáveis por 94% do valor total da observação da Terra (OT) possível até 2030.
1. Agricultura
Os usos de dados de OT na indústria agrícola são amplos, com aplicações que abrangem cultivo, pesca, pecuária e madeira. Os processos modernos utilizam cada vez mais dados de detecção remota e in-situ para aplicar os fatores de produção de forma mais criteriosa e colher nos momentos ideais. Fazer isso também pode reduzir até 27 megatoneladas (Mt) de emissões anuais de gases com efeito estufa (GEE) provenientes de fertilizantes.
2. Eletricidade e utilidades
Os primeiros a adotar a OT no setor de energia e serviços públicos obtiveram uma vantagem de informação que se estende desde a seleção do local até o gerenciamento da infraestrutura de transmissão. As aplicações para energias renováveis, como a previsão do potencial energético para novos locais de energia solar, eólica e hidrelétrica, surgem como facilitadores essenciais para a esperada proliferação de energias renováveis nesta década.
3. Serviços governamentais, públicos e de emergência
A observação da Terra, especialmente por satélites, foi inicialmente liderada pelo governo e as aplicações para serviços públicos e de emergência são relativamente robustas. A modelação mais precisa dos perigos e a monitorização quase em tempo real das estruturas, terrenos e vegetação permitem uma melhor preparação e resposta a catástrofes. À medida que catástrofes como inundações, secas, incêndios florestais e furacões se tornam mais frequentes, a OT constitui uma ferramenta vital para proteger vidas humanas e o estoque de capital. No contexto dos incêndios florestais, as aplicações de alerta precoce também podem ajudar a eliminar até 64 Mt de emissões de GEE por ano.
4. Seguros e serviços financeiros
As companhias de seguros podem utilizar dados de OT para avaliar melhor os riscos, oferecer produtos de seguros paramétricos e encontrar eficiência na avaliação de sinistros. A tecnologia também desempenha um papel fundamental nas finanças sustentáveis, permitindo a verificação independente de práticas sustentáveis. Além disso, uma vez que a perda de biodiversidade e as alterações climáticas representam riscos materiais para os seus interesses, os serviços financeiros e as indústrias de seguros podem utilizar os dados da Terra para melhor avaliar e gerir a sua exposição.
5. Mineração, petróleo e gás
Entre as muitas aplicações para dados da Terra, a capacidade de monitorizar remotamente a extração e transmissão de petróleo e gás destaca-se pelos seus duplos benefícios econômicos e ambientais. Usando sensores especializados, as empresas podem prever danos potenciais e detectar rapidamente vazamentos quando eles ocorrerem. Por sua vez, a remediação rápida pode ajudar a limitar as fugas, o que não só evita perdas de produtos, mas também reduz as emissões de GEE em até 1,7 gigatoneladas (Gt) por ano. Como tal, a Agência Internacional de Energia estima que as empresas de petróleo e gás podem utilizar a OT para reduzir quase 45% das emissões de metano das operações de petróleo e gás sem nenhum custo líquido.
6. Cadeia de abastecimento e transporte
A OT permite insights rastreáveis da cadeia de suprimentos para um número crescente de empresas focadas no fornecimento ético. As empresas não só podem rastrear bens físicos nas suas próprias operações a jusante da cadeia de abastecimento, mas também a montante nas cadeias de abastecimento dos seus fornecedores. À medida que os consumidores e os reguladores exercem pressão sobre os mercados para obterem produtos de forma ética, a OT pode fornecer uma ferramenta valiosa para planear intervenções e fornecer provas objetivas do seu sucesso.
Fonte: Forum Econômico Mundial
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Sábado | 11 de maio, 2024