O anúncio foi feito pelo Governo de São Paulo na segunda-feira (19). Os procedimentos serão realizados em 25 hospitais estaduais com o objetivo de reduzir as filas.
O Governo de São Paulo anunciou a ampliação da oferta de cirurgias ortopédicas nas regiões da Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba e Piracicaba. A iniciativa prevê a realização de mais de 4 mil procedimentos.
A ação envolve 25 hospitais da rede estadual e contempla cirurgias como artroplastias de quadril e joelho, correções de fraturas e outros procedimentos de média e alta complexidade.
“Estamos trabalhando para garantir que os paulistas tenham acesso mais rápido a cirurgias essenciais. É uma medida para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Não é necessário novo cadastro. A convocação dos pacientes será feita diretamente pelas unidades, com base na fila de espera existente.
Expansão da assistência especializada
Com o investimento adicional, a Pasta busca ampliar a capacidade de atendimento da rede e reduzir o tempo de espera. A iniciativa integra o conjunto de ações estratégicas do Governo de São Paulo para expandir o acesso à assistência especializada, alinhada a programas como a Tabela SUS Paulista, que atualizou valores defasados da tabela federal em até cinco vezes para as Santas Casas e instituições filantrópicas.
“Em comparação com 2022, São Paulo aumentou em 9% o volume de cirurgias ortopédicas no Estado. Esse crescimento mostra que os investimentos já apresentam resultados concretos, especialmente, após o represamento causado pela pandemia”, reforça o secretário.
Hospitais participantes
Participam da iniciativa de cirurgias ortopédicas os seguintes hospitais: Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, Hospital Estadual de Diadema, Hospital Estadual de Sapopemba, Hospital Estadual de Vila Alpina, Hospital Estadual Dr Albano da Franca Rocha Sobrinho, Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Estadual Sumaré, Hospital Geral de Carapicuíba, Hospital Geral de Guarulhos, Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Hospital Geral de Itapevi, Hospital Geral de Itaquaquecetuba, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Geral de Vila Penteado, Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral Pirajussara, Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista, Hospital Geral de Taipas, Hospital Regional de Cotia, Hospital Regional de Jundiaí, Hospital Regional do Alto Tietê, Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, Hospital Regional de Sorocaba, Conjunto Hospitalar Sorocaba e Hospital Regional de Piracicaba.
Destaque – Governo informa que não será necessário fazer novo cadastro. Convocação se dará por fila de espera. Foto: Governo de São Paulo / Divulgação