Intercâmbio de experiências busca soluções sustentáveis e eficientes para o transporte público na capital paulista.
Em viagem oficial à Itália, o prefeito Ricardo Nunes visitou na manhã de terça-feira (24) a AMAT, agência de mobilidade de Milão, com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre soluções de mobilidade urbana sustentável. A agenda incluiu a operação do sistema de bonde leve (VLT), planejamento de trânsito e integração de diferentes modais de transporte público da cidade italiana. A visita reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em buscar alternativas inovadoras para a mobilidade da cidade, inspiradas em modelos de sucesso global.
Durante a reunião com representantes da AMAT, Ricardo Nunes teve a oportunidade de conhecer de perto práticas e tecnologias que podem inspirar melhorias significativas na mobilidade urbana de São Paulo, com foco em eficiência energética e redução de emissões. Milão, reconhecida por um dos maiores sistemas de VLT do mundo, com 17 linhas e cerca de 160 km de extensão, apresenta um modelo de transporte público integrado e com forte investimento em eletrificação da frota.
O intercâmbio de experiências é de suma importância para o projeto Bonde SP, que prevê a implantação de um sistema de VLT no Centro de São Paulo. “Tem muito VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) aqui e a gente pode compartilhar a experiência sobre o sistema. Tem toda uma experiência com relação à mobilidade, então foi bastante importante poder contar com os técnicos da Prefeitura de Milão”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
O projeto Bonde SP, com previsão de 12 km de extensão e duas linhas conectando terminais de ônibus, estações de metrô e CPTM, busca priorizar os deslocamentos de forma sustentável e integrada à requalificação do Centro da cidade. Atualmente, estão em andamento na cidade as obras para o BRT Radial Leste e o BRT Aricanduva.
Agenda até dia 27
Nesta quarta-feira (25), após ser recebido pelo papa Leão XIV, o prefeito voltou a enfatizar a importância da viagem.
“A gente fez uma agenda muito boa. Acabei de vir de Milão, onde tratamos da questão da destinação de resíduos sólidos. Milão é uma das cidades mais evoluídas do mundo nesse tema. Somos cidades irmãs e vamos trocar aqui tecnologia e informações”, disse o prefeito, que também conheceu o sistema de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da cidade. “Esse sistema de transporte também é muito forte na cidade de Milão e a gente continua aqui fazendo as agendas para poder levar a tecnologia para a cidade de São Paulo.”
Ricardo Nunes ainda se reúne com o secretário de Mobilidade de Roma, Eugenio Patanè, na sexta (27), e visita a sede da Agenzia del transporto autoferrotranviario del Comune Di Roma (ATAC), com apresentação sobre gestão da mobilidade e visita à frota em Portonaccio, que representa o primeiro e mais estratégico ponto de partida para a transição da frota da ATAC para ônibus totalmente elétricos.
A comitiva da Prefeitura é formada pelos secretários Angela Gandra, Relações Internacionais; Cibele Molina, Planejamento e Eficiência (SEPLAN/SGM); Edson Aparecido, Governo; Rodrigo Goulart, Desenvolvimento e Trabalho; e Vitor Sampaio, chefe de Gabinete do Prefeito.
Durante a missão internacional de Nunes, o vice-prefeito, Ricardo Mello Araújo, assumiu a Prefeitura.
Destaque – Prefeito de São Paulo, vai à Itália para conhecer o sistema VLT de Milão; imagem mostra a Porta Ticenese na Rua do bonde. Foto: Kakha Mchedlidze / G. I.