Qual a diferença entre tributo, imposto e taxa?


Quarta-feira | 17 de fevereiro, 2021 | 19h


REFORMAS PARA O BRASIL


Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), feito em 2017, apontou que os brasileiros trabalharam 153 dias (cinco meses e dois dias) só para pagar tributos. Em 2020, a população trabalhou de 1º de janeiro a 30 de maio de 2020 para arcar com a pesada carga tributária do país, a fim de sustentar os gastos públicos.


Gerson Soares

Os brasileiros não aguentam mais viver sem o devido retorno daquilo que pagam em comparação com a qualidade do que recebem e foi assim que as reformas administrativa e tributária entraram definitivamente nas discussões da sociedade desde o início de 2021.

Este levantamento pretende expor dados suficientes para reflexões a respeito dessas propostas que tramitam há tempos no Congresso Nacional, mas que agora devem chegar ao público em breve.

 

Ilustração é alusiva ao dinheiro gasto para sustentar o Estado brasileiro. Enquanto o salário mínimo no Brasil não passa de 11 notinhas de 100 reais (US$ 204), nos EUA ultrapassa os 1.250 dólares. A comparação é pertinente em vários aspectos demonstrados neste levantamento. Imagem: aloimage

 

Regidos pelo Código Tributário Nacional (CTN), é importante diferenciar imposto, tributo e taxa. Tributos são os impostos, taxas e contribuições de melhoria, sendo um dever do Estado recolhê-los.

Os impostos são os valores que mantêm o Estado brasileiro. A União, os Estados, Distrito Federal e Municípios compõem os entes federativos da República Federativa do Brasil. De maneira geral, os impostos são cobrados nesses âmbitos e abastecem os cofres públicos, cobrem despesas e pagam o funcionalismo. Exemplos: ICMS, IPVA, IPTU, IR, IOF, ISS.

As taxas podem ser definidas como aquilo que os entes federativos cobram dos cidadãos pelos serviços prestados. Exemplos: Taxa de Emissão de Documentos (CNH, RG, CPF, Passaporte); Taxa de Licenciamento Anual de Veículo ou Taxa de Coleta de Lixo.

As Contribuições de Melhoria não são tão conhecidas como os demais, mas estão no dia a dia dos brasileiros e também são recolhidos pelos entes federativos. Exemplo: contribuição para a iluminação pública que está embutida na conta de energia elétrica.


Leia também

Qual posição o Brasil ocupa no que diz respeito à carga tributária e retorno daquilo que o cidadão paga?

Ilustração é alusiva ao dinheiro gasto para sustentar o Estado brasileiro. Enquanto o salário mínimo no Brasil não passa de 11 notinhas de 100 reais (US$ 204), nos EUA ultrapassa os 1.250 dólares. A comparação é pertinente em vários aspectos demonstrados neste levantamento. Imagem: aloimage

Leia mais sobre
CUSTO BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Presépio e a magia da natividade
Exoesqueleto robótico para reabilitação humana
Covid-19: filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2
Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
  • Presépio e a magia da natividade

  • Exoesqueleto robótico para reabilitação humana

  • Covid-19: filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2

  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

Categorias

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This