Missão que tem iniciativa da Prefeitura é direcionada a startups de base tecnológica com interesse em atrair investimentos e chegar ao mercado exterior.
A cidade de São Paulo é reconhecida como um dos principais centros de inovação e empreendedorismo do Brasil. Com um ecossistema que reúne acesso a capital, infraestrutura de apoio e potencial criativo, a capital paulista se consolidou como um ambiente estratégico para o desenvolvimento de empresas de diversos setores da economia como tecnologia e sustentabilidade.
Este ecossistema é fortalecido por políticas públicas promovidas pela Prefeitura de São Paulo, que estimulam a atração de companhias globais. As iniciativas também fomentam a internacionalização de negócios locais, por meio de incentivo financeiro, orientação técnica especializada e prospecção de mercado, conectando essas empresas a novas oportunidades e fortalecendo a competitividade e a economia.
Dinamismo paulistano
Dados do setor da tecnologia refletem o dinamismo da capital paulista. Entre 2010 e 2025, o número de empresas tecnológicas cresceu 63% na cidade de São Paulo, o que possibilitou, na mesma década, um aumento de 521% na arrecadação municipal. Neste cenário, agências vinculadas à Prefeitura como a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) e a São Paulo Negócios atuam como pontes para ampliar o alcance de soluções que atendam demandas globais.
Como parte de um processo de internacionalização de negócios e atração de investimentos, a Prefeitura de São Paulo está presente no GITEX GLOBAL em Dubai, nos Emirados Árabes, uma das maiores conferências de tecnologia e inovação do mundo, com destaque para inteligência artificial, startups e investimentos digitais, participando do Expand North Star – o braço de startups e investimentos do evento – e no GITEX GLOBAL, onde se expõem as empresas líderes globais em tecnologia.
Destaque – Imagem: aloart / G. I.


