Terça-feira, 29 de agosto de 2017 às 08h33


As imagens a seguir, mostram a situação encontrada na manhã desta terça-feira (29), na esquina das ruas Antonio de Barros e Emílio Mallet, onde os carros quase colidem para fazer conversões desviando dos buracos; pedestres e cadeirantes também passam por dificuldades, mas a Prefeitura Regional da Mooca não responde ou toma providências, apesar dos alertas. Estamos enviando todas as matérias ao órgão da Prefeitura de São Paulo, responsável pela área, que não se manifesta.

Gerson Soares

Há quase duas décadas, a Prefeitura de São Paulo decidiu dividir as suas funções delegando maiores poderes às antigas Administrações Regionais em determinados bairros da capital. Minadas pelos cabides de empregos políticos, foram dissolvidas e transformadas em Subprefeituras Regionais. Ganharam mais poderes, mas pouco mudou; os vereadores continuaram mandando e indicando seus correligionários.

 

Cruzamento perigoso: Rua Antonio de Barros esquina com Rua Emílio Mallet, apresenta diversos buracos e deficiências, aumentando o risco no local. A segurança de pedestres, cadeirantes, PCDs e motoristas também está comprometida. Foto: aloimage

 

Ao assumir o cargo de Prefeito de uma das maiores cidades do mundo e por consequência repleta de complexidades, João Doria também assumiu diversos compromissos em sua campanha. Em suas declarações afirmava que seria prefeito por “quatro anos” e que faria nesse período uma gestão exemplar. Oito meses após o início do mandato, já volta seus olhos para as eleições de 2018, estando cotado como presidenciável até mesmo pelos democratas do DEM, partido que se divide pela possibilidade de arrastar toda a influência do carismático Doria para si, sacando-o do PSDB e alçando-o como candidato à presidência da República.

Esse cenário político certamente trará muitas alterações, mas enquanto isso a cidade de São Paulo precisa de atenção; a zona Leste precisa de mais atenção.

Embelezando e priorizando nitidamente as zonas Sul e Oeste, não lhes faltam providências. Afinal, os olhos da mídia para lá se voltam com mais facilidade. A Radial Leste continua um problema no qual ninguém quer tocar, um trânsito infernal limitado a 50 km/h, enquanto as marginais passaram para velocidades superiores. A Radial Leste é a Marginal da zona Leste, mas não é tratada dessa forma, nem recebe a atenção que merece. Políticos sempre a visitam antes das eleições, como fez Doria. No entanto a esquecem, depois de o gigantesco contingente iludido os eleger.

Deixamos ainda outro alerta, não pela primeira vez, a respeito dessa importante via da cidade: o grande aglomerado de pessoas morando e construindo abrigos de forma precária como nunca se viu, venda e uso de drogas, furtos e roubos que existe à margem da Radial Leste nos baixos do Viaduto Bresser; atravessando-a trôpegos põe em risco a segurança própria e de outros usuários. Isso acontece bem ao lado da Prefeitura Regional da Mooca, onde esta sendo formada rapidamente uma favela. Novamente motivo de colisão com a segurança, relativa a um hospital e uma escola que existem há décadas bem em frente ao local onde ocorre esse fenômeno social. Alertamos que pelo local circulam milhares de pessoas diariamente. Elas relatam diversas situações graves de agressões e ameaças, além das citadas acima.

 

Versão "Cidade Linda" para o Tatuapé.: diversos alertas à Prefeitura Regional da Mooca, ainda não surtiram efeito. Foto: aloimage

 

CEU Carrão: “Parque está quase pronto” – uma afirmação no mínimo infantil e hilariante

Ciclovias sem uso, buracos se espalhando por toda parte, a hilária afirmação de que o “parque está quase pronto” – referindo-se ao esperado CEU Carrão que desde a nossa primeira reportagem (30 de abril/2014) só decaiu –, estacionamento em 45º para melhorar a vida dos motoristas e comerciantes, entre outras questões, não são respondidas pelos órgãos da Prefeitura, que fazem o jogo de empurra com outras repartições da atual gestão. Estamos tentando uma entrevista com o prefeito regional da Mooca há pelo menos seis meses, sem obter qualquer resposta da sua assessoria.

Afinal, a quem o cidadão deve se dirigir?

Desde 1998, o Alô Tatuapé, baseado nas afirmações dos antigos e pioneiros líderes do bairro, cujos exemplos há muito foram deixados de lado, defende a criação de uma Prefeitura Regional própria para o bairro, a fim de que os problemas locais possam ser vistos com mais clareza. Questionamos se a atual versão “Cidade Linda” projetada para o Tatuapé é a parca pintura de algumas ruas principais, e nada mais que seja realmente importante. A nosso ver, afirmações e providências como as propaladas sobre o CEU Carrão, iludem os ouvidos e olhares mais desatentos, condescendentes, mas na prática não mudam nada.

A ampla visão dos líderes que não conseguem enxergar deixa dúvidas quanto à grandeza daquilo que realmente podem concretizar, em matéria de benefícios aos liderados.

Cratera engole o pneu do carro que tenta desviar depois da pancada, mas não há espaço para desvios. Foto: aloimage

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