Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2017, às 18h47


Na verdade ressurgem dos serviços mal executados e da falta de manutenção. A buraqueira se espalha pelos bairros por onde motoristas precisam fazer manobras arriscadas para desviar das crateras.

Os IPTU e IPVA bem reajustados pela Prefeitura de São Paulo e mais as taxas de impostos cobrados dos cidadãos não são compatíveis com a falta de manutenção e decadência da cidade que atingiu até os olhos sensíveis do atual Prefeito. No bairro do Belenzinho, as ruas transversais à Catumbi e Marcos Arruda formam um cenário de horror bem apropriado às ações do Cidade Linda, onde o asfalto arruinado deu lugar aos antigos paralelepípedos há muito tempo. Atravessando a Avenida Celso Garcia na direção do Largo São José do Belém é possível ver o abandono nas vias que cortam as ruas São Leopoldo, 21 de Abril, Saldanha Marinho, entre outras.

 

Automóveis no lugar de máquinas para ajudar a compactar. Observe a situação da ciclovia.  Foto: aloimage

Automóveis no lugar de máquinas para ajudar a compactar. Observe a situação da ciclovia. Foto: aloimage

 

Apesar da alta popularidade do prefeito João Doria e do seu sucesso no Facebook neste primeiro mês de mandato, é inegável que o Cidade Linda e programas como o Mutirão Mário Covas estão em outros pontos, longe de bairros como o Tatuapé, Belém, Belenzinho ou Vila Prudente na zona Leste – as regiões citadas foram visitadas pela nossa reportagem – que não possuem o mesmo apelo midiático das ações nas zonas Sul e Oeste, como a recente reforma do Túnel 9 de Julho ou Avenida 23 de Maio.


Na manhã desta terça-feira (14), fomos conferir o conserto na Avenida Abel Ferreira divisa do Jardim Anália Franco com a Água Rasa, conforme divulgado em nota pela Prefeitura Regional Mooca (ver nota no final desta reportagem) e constatamos que ainda não está totalmente pronto, como destacava o título da matéria publicada no dia 8: “Tatuapé: obra largada na metade na Av. Ver. Abel Ferreira agrava congestionamentos”.

Perigo iminente

Pior do que a situação descrita acima é o risco ao qual estão expostos os motoristas que trafegam pela única pista da Avenida Regente Feijó em direção ao Jardim Anália Franco. Comerciantes e transeuntes que perceberam a movimentação do fotógrafo na Avenida Abel Ferreira - próximo àquele local - logo quiseram saber do que se tratava, explicamos que as fotos estavam sendo feitas para mostrar a obra da prefeitura local.

 

Motorista é forçado a invadir a pista contrária: risco eminente de colisão devido obra mal feita. Foto: aloimage

Motorista é forçado a invadir a pista contrária: risco eminente de colisão devido obra mal feita. Foto: aloimage

 

Alertados por eles, fomos até a Avenida Regente Feijó esquina com a Rua Ibó, no bairro da Água Rasa, onde disseram haver uma ‘cratera’. “Eu vou pedir para colocar uma ‘bandeira’ vermelha hoje, aquilo está um perigo”, disse um morador nos indicando o caminho.

Chegando, logo constatamos o fato e fomos conversar com outros cidadãos que disseram ser aquela uma obra que se arrasta há tempos. “Eles fecham e abre de novo”, disse um senhor, que conhece bem o bairro e trabalha com um pequeno caminhão fazendo carretos.

O buraco, capaz de engolir quase a metade da roda de um carro, é consertado e logo em seguida ressurge devido ao péssimo serviço, como já documentamos em reportagens sobre outros locais. A inevitável cratera está localizada bem na esquina, na área de conversão. Sobre ele, foi colocado um tampão de aço que escorregou e estava ao lado sem nenhuma serventia.

Enquanto alguns motoristas desviam ou freiam bruscamente com metade da roda no interior do obstáculo, os demais quase colidem na traseira do primeiro ou invadem a pista contrária. Os condutores que precisavam virar à direita na Rua Ibó correm risco, assim como os que seguem na direção do Anália Franco ou na direção contrária.


Notas da Prefeitura Regional Mooca

Sobre o conserto na Avenida Vereador Abel Ferreira no Jardim Anália Franco, divulgada no dia 9:

 

Obra na Avenida Vereador Abel Ferreira ainda não está completa. Foto: aloimage

Obra na Avenida Vereador Abel Ferreira ainda não está completa. Foto: aloimage


– Verificamos se existia alguma estrutura danificada além do asfalto, como tubos e galerias. Com a negativa, nós aterramos e compactamos. Como ali tem muito movimento, nós deixamos assim por um período para os carros ajudarem na compactação dos materiais, com o peso, a massa adere bem, e aí não corremos o risco de abrir solapamentos ou ficar com desnível. A capa asfáltica será colocada entre amanhã (10) e segunda-feira (13).

 

 

Quem precisa fazer a conversar na Rua Ibó também corre riscos, já que os motoristas não têm alternativa. Situação exige prudência. Foto: aloimage

Quem precisa fazer a conversar na Rua Ibó também corre riscos, já que os motoristas não têm alternativa. Situação exige prudência. Foto: aloimage

Sobre a Avenida Regente Feijó com Rua Ibó na Água Rasa:

– O endereço já está no roteiro da nossa equipe de vistoria. Vamos passar pelo local entre hoje (14) e amanhã(15) para checar os reparos necessários.

Tatuapé 45º: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem a situação encontrada no bairro hoje. Foto: aloimage

Tatuapé 45º é a nossa sugestão protocolada pela CET: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem o bom aproveitamento do espaço em parte da Rua Henrique Dumont. A situação encontrada no bairro hoje é bem diferente (saiba mais em estacionamento+45). Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

Leia as últimas publicações