Diversas ruas do bairro voltaram a apresentar o problema. As reclamações atingem a Enel SP, empresa que há tempo assumiu a antiga Eletropaulo, mas ainda não demonstrou eficiência.


Nesta sexta-feira (20) e sábado (21/12), diversos moradores nos informavam sobre a falta de energia em ruas próximas ao metrô Carrão. A Rua Euclides Pacheco também estava sem energia elétrica, reclamaram. Com isso, o portal @alotatuape apresentou um novo pico de acessos sobre o tema.

Desde 2022, nossa equipe está demonstrando à sociedade paulistana que a empresa deixa muito a desejar quanto ao fornecimento constante de energia (leia sobre o assunto aqui). A Prefeitura de São Paulo chegou a cogitar um pedido de suspensão da concessão à Enel SP (leia aqui), após o grande apagão ocorrido em São Paulo, que durou mais de 40 horas e chegou a causar pânico nos grandes hospitais paulistanos.

Prejuízos são inúmeros

Os desgastes nas filas dos locais de atendimento da Enel SP, os problemas de quem perdeu mercadorias por falta de refrigeração, teve cancelamento de contratos de prestações de serviços por descumprimento de prazos, cirurgias adiadas e outras tantas adversidades que ocorrem com a falta de energia elétrica na maior megalópole da América do Sul, são atribuídos à companhia.

Pior ainda é conseguir o ressarcimento de aparelhos eletrônicos cujas placas sofrem sobrecargas e queimam – devido ao liga e desliga repentinos ou ao acúmulo destes –, tais como: computadores, aparelhos de ar condicionado, geladeiras, televisores. Essas questões, também foram levadas à assessoria da Enel SP, mas não obtivemos respostas nas conversas com os assessores.

Existem possibilidades para amenizar ou até resolver as constantes quedas de energia elétrica nos dias de chuva. Startups já desenvolvem e aperfeiçoam modelos de religadores atualizados. “As concessionárias de energia já utilizam religadores. Segundo o diretor-fundador da Hartbr, Celso Garcia Lellis Júnior, eles são caros, de fabricação complexa e necessitam de muita manutenção. “Também apresentam limitações, uma vez que foram desenvolvidos com base em princípios e tecnologias de décadas atrás e podem ser considerados quase que ultrapassados”, ponderou em matéria da Fapesp que pode ser lida aqui.

Apesar dos fabulosos lucros e de uma operação privilegiada por falta de concorrentes, a multinacional italiana parece relutar em promover investimentos de grande monta para resolver a questão da falta de energia elétrica em São Paulo – seja em bairros isolados ou em grandes áreas. Prefere, muitas vezes, recorrer ao “crescimento das árvores da cidade” – a companhia tem autorização para fazer podas – ou, mais recentemente, enviar materiais midiáticos sobre suas ações, como trocas de lâmpadas e luzes natalinas, para amenizar a situação.

Cobranças abusivas: o que dizem as agências reguladoras

Nossa equipe já registrou diversos abusos nas cobranças de contas de luz com vencimentos duplicados, ou seja, duas contas vencendo no mês. Esses fatos ilegais receberam justificativas no mínimo estranhas, através da assessoria da Enel SP (leia aqui).

Em 2024, a empresa passou a enviar emails para cobrar contas com vencimentos, mesmo sendo eles duplicados, com ameaças de cortes de energia para quem se recusava a pagar duas contas com vencimentos no mesmo mês.

Em contato com as agências reguladoras em setembro deste ano, sobre esses vencimentos duplicados no mesmo mês, a assessoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – Arsesp, respondeu: “A Enel SP, assim como todas as distribuidoras de energia do Brasil, deve seguir as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Resolução Normativa ANEEL nº 1000/2021 trata de regular o processo de faturamento das unidades consumidoras. O artigo 281 dessa Resolução determina que a distribuidora deve realizar o faturamento de maneira mensal e proíbe mais de um faturamento no mesmo mês civil, salvo exceções previstas na própria norma”.

Em setembro, também acionamos a assessoria da Aneel, sobre as cobranças duplicadas: “Está em andamento uma ação de fiscalização sobre o tema faturamento na Enel SP. Caso sejam identificadas irregularidades, estas serão devidamente tratadas pela fiscalização.”

Ainda caberiam as questões: os valores pagos em duplicidade serão devolvidos pela Enel SP, com as devidas correções? As multas sobre os atrasos ou recusas em pagar contas duplicadas serão anuladas e os valores devolvidos aos consumidores?

De qualquer forma, depois das denúncias, desde setembro deste ano, a empresa passou a entregar contas onde é mencionado no alto e em destaque o mês ao qual se refere tal cobrança. Um alívio para os consumidores, principalmente das classes menos privilegiadas, fato que repetimos inúmeras vezes à assessoria da companhia, que por sua vez limitou-se a repetir: “A Enel SP segue as normas estabelecidas pela Aneel”.

Ao que parece, nem todas. De acordo com o resultado das investigações, tudo leva a crer que alguma coisa estava faltando para cumprir as normas legais. E o que está faltando mesmo é energia elétrica, cortada a cada chuva que cai.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 21 de Dezembro, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Padre Adelino, célebre personagem da história do Tatuapé, está sepultado na Quarta Parada

O fenômeno conhecido como necroturismo parece crescer em cidades como São Paulo, que possui cemitérios onde há túmulos históricos e celebridades, originou uma parceria que anunciou a descoberta. O Cemitério da Quarta Parada está localizado entre os bairros...

Explosão no Tatuapé surpreende moradores do bairro em São Paulo, veja os vídeos e as imagens

O fato, que ocorreu na noite de quinta-feira (13), por volta das 19h50, ainda repercute nas redes sociais e na mídia. A explosão seguida de incêndio em uma casa na Rua Francisco Bueno, que havia sido alugada há 40 dias e servia como depósito de fogos de...

Explosão no Tatuapé: assista ao momento em que atingiu a Av. Salim Farah Maluf

O fato, que ocorreu na noite de quinta-feira (13), por volta das 19h50, ainda repercute nas redes sociais e na mídia. A explosão seguida de incêndio em uma casa na Rua Francisco Bueno, que havia sido alugada há 40 dias e servia como depósito de fogos de...

Estação Tatuapé da CPTM recebe ação de saúde da mulher nesta quinta

Estudantes do curso de Obstetrícia da USP Leste orientarão as passageiras sobre temas como amamentação e saúde reprodutiva. Nesta quinta-feira (06/11), a estação Tatuapé da CPTM receberá uma ação focada na saúde da mulher, autocuidado e saúde reprodutiva....

Smart Sampa ajuda na prisão de líder de facção que fugiu do Rio antes de megaoperação

Sistema de reconhecimento facial da Prefeitura de São Paulo identificou chefe de quadrilha de hackers que causou prejuízo de R$ 70 milhões em fraudes digitais. Um integrante de destaque de facção criminosa que era procurado pela polícia do Rio de Janeiro...

Conseg Tatuapé recebe denúncia sobre a poluição sonora de vigias noturnos, assista ao vídeo

Reclamação é sobre a região onde atuam guardas noturnos, da qual o chefe se intitula “dono da área”. Esse fato, comprovado e já publicado (leia aqui) pela nossa reportagem devido ao uso de sirenes com 120 decibéis de pressão sonora, remete a práticas de...

Dia do Idoso: STM e USP Leste trazem coral para apresentação na estação Tatuapé, vídeo

Singela homenagem aconteceu às 12h. Assista a um trecho. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e a USP Leste promoveram uma apresentação musical na estação Tatuapé da CPTM. O encontro do grupo de idosos do coral USP 60+ encantou os passageiros...