Decisão obriga União e Aneel a avaliarem alternativas de concessão que garantam eficiência, tarifas equilibradas e serviços de melhor qualidade à população.
A Justiça Federal atendeu ao pedido da Prefeitura de São Paulo e determinou a suspensão imediata do processo administrativo que, segundo o Prefeito Ricardo Nunes, estava sendo antecipado pelo governo federal. A Prefeitura entrou com a ação para impedir a prorrogação antecipada do contrato pela concessionária após sucessivos episódios de falhas no fornecimento de energia e deficiências no atendimento à população (leia mais aqui).
No processo, a Procuradoria Geral do Município de São Paulo (PGM/SP) apontou irregularidades na prestação do serviço e na condução do procedimento de prorrogação antecipada do contrato.
Na decisão, a Justiça Federal determinou que a União, com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realize Análises de Impacto Regulatório (AIR) para avaliar cenários alternativos de concessão, considerando eficiência, modicidade tarifária, ou seja, mantendo o equilíbrio entre qualidade, sustentabilidade financeira e preço justo ao usuário, modernização da infraestrutura e qualidade do serviço prestado.
Além disso, também apontou infrações e deficiências na prestação do serviço pela concessionária e impôs uma série de obrigações à empresa.
Aneel será obrigada a avaliar os serviços
O juiz determinou, ainda, que a Aneel acrescente nessa avaliação critérios que a agência federal vinha se recusando a tomar em consideração para a análise da prorrogação, tais como o tempo médio de atendimento a emergências (TMAE); o indicador de nível de serviços (INS); índice de satisfação ao consumidor (IASC); e a duração da interrupção individual do serviço em dia crítico (DICRI).
Para a procuradora-geral do município, Luciana Nardi, a atuação da PGM busca assegurar que o interesse público e a continuidade dos serviços essenciais estejam sempre em primeiro lugar. “A decisão reforça a importância de garantir transparência, eficiência e segurança no fornecimento de energia elétrica à população paulistana”, afirmou. Segundo a PGM, uma renovação automática sem ajustes desconsidera falhas já reconhecidas pela população e por órgãos fiscalizadores.
A decisão é uma resposta à petição apresentada pela PGM no fim de setembro, dentro da Ação Civil Pública que o Município move desde agosto na Justiça Federal contra a Enel, a União e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em razão dos novos problemas de falta de energia registrados na cidade (leia mais aqui).
No dia 29 de setembro, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo já havia se manifestado favoravelmente à ação civil pública proposta pela Prefeitura de São Paulo para a suspensão imediata do processo de prorrogação antecipada do contrato de concessão da Enel SP. O parecer requer que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aguarde a conclusão do processo administrativo que apura possível caducidade da concessão (instaurado em outubro de 2024) antes de qualquer decisão sobre a renovação contratual (leia mais aqui).
Apagões e falhas constantes
Prefeitura se movimenta contra a Enel desde 2023
Esse foi mais um esforço da atual gestão para assegurar um serviço de energia elétrica mais eficiente e confiável à população, diante das falhas recorrentes e da falta de transparência da concessionária que atua na cidade.
Desde 2023, a Prefeitura já enviou dois ofícios ao Tribunal de Contas da União e outros dois à Aneel solicitando medidas efetivas contra a concessionária, entre elas, que a Prefeitura possa fiscalizar o contrato de concessão. O prefeito Ricardo Nunes também solicitou à agência reguladora o cancelamento do contrato de concessão. Em 2024, ele esteve com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília, para tratar do envio de um decreto à Câmara dos Deputados com melhorias nos contratos de concessão de energia elétrica. Também entregou ao então presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, uma proposta de alteração na lei de concessões para que os municípios tenham mais autonomia para escolha e na fiscalização das concessionárias de energia elétrica. Ações judiciais ainda foram impetradas pela Prefeitura contra a empresa.
Cobranças indevidas
Desde 2022, o portal AT vem alertando sobre as irregularidades das cobranças nas contas de energia elétrica. Diversas reportagens foram publicadas mostrando cobranças de até três contas de luz em menos de 40 dias no mesmo endereço (leia mais aqui).
Em recente levantamento, mostramos que entre janeiro até o mês de junho de 2025, havia mais 25 mil reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor só de consumidores particulares. Em contato com as agências (Arsesp, Procon-SP, MPSP e Aneel), o MPSP nos enviou uma sintética e irrelevante resposta, enquanto a Aneel não respondeu, atribuindo à mudanças de horários dos funcionários.
A agência reguladora retomou o horário integral de trabalho (das 8h às 18h) a partir de 11 de agosto, após um período de restrição orçamentária que o reduziu temporariamente para das 8h às 14h desde 1º de julho de 2025. Essa mudança de horário integral ocorreu devido ao desbloqueio parcial do orçamento da agência.
Destaque – Imagem: aloart / G. I.



