Município recebeu duas platinas e um Ouro nas normas ABNT com padronizações internacionais e se tornou a primeira capital brasileira a obter certificados de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente.


Leia mais sobre cidades inteligentes


A cidade de São Paulo é a primeira capital brasileira a obter a certificação máxima nas Normas ABNT NBR ISO, classificando-a como um município inteligente, sustentável e resiliente. Trata-se de uma norma brasileira, que corresponde a uma diretriz da International Organization for Standartization (ISO), e cria padronizações com qualidade internacional.

As certificações para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis representam um marco essencial na evolução das administrações públicas modernas. São instrumentos que permitem a medição e o monitoramento de indicadores em áreas essenciais como economia, saúde, educação, transporte e meio ambiente, entre outras, promovendo uma gestão baseada em dados. Dessa forma é facilitada a tomada de decisões, otimizando o uso dos recursos públicos e fortalecendo as políticas de desenvolvimento sustentável.

Setores

Para conseguir a certificação, São Paulo destacou-se como epicentro da tecnologia e qualidade de vida, alcançando os níveis máximos de certificação: ISO 37120 (Cidades Sustentáveis – Platina), ISO 37122 (Cidades Inteligentes – Ouro) e ISO 37123 (Cidades Resilientes – Platina).

Para isso, todos os setores da administração municipal foram avaliados como Saúde, Educação, Trabalho/Empreendedorismo, Climáticas, Segurança (Smart Sampa) e Zeladoria (Gaya, Urano, Programas de Asfaltamento e Trânsito Faixa Azul). Também foram analisadas as áreas Resiliência e Eventos Extremos CGE Baixas e Altas Temperaturas, Cultura, Esporte e Lazer (eventos internacionais), Infraestrutura e Obras, Programas de Sustentabilidade (lixo, ecopontos, cooperativas), Alimentação/Abastecimento/Agricultura (segurança alimentar, hortas urbanas, Sampa Mais Rural) e Tecnologia (Descomplica, 156, FabLab, FabLab games, SampaCast, Teia, GeoSampa, Mobilidade Urbana Elétrica e Antenas 5G).

 

Imagens: Prefeitura SP / Divulgação

 

Normas ABNT

Quando um município adota os padrões estabelecidos pelas Normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, demonstra compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida de seus cidadãos e se posiciona estrategicamente no cenário global como protagonista de inovação, sustentabilidade e resiliência.

A implementação dos indicadores normativos também possibilita o intercâmbio de experiências com outras cidades certificadas, criando uma rede global de aprendizado e colaboração. Esse compartilhamento de boas práticas contribui para soluções mais eficazes diante de desafios comuns, como a urbanização acelerada, as mudanças climáticas e a desigualdade social.

A capacidade de atração de investimentos é outro ponto positivo que o título proporciona. As cidades certificadas se tornam mais atrativas para investidores e empresas, gerando novas oportunidades econômicas e sociais. O processo também contribui para a redução dos riscos associados aos financiamentos, resultando em custos mais baixos e maior disponibilidade de recursos para projetos municipais.

O engajamento cidadão também é fortalecido, pois promove a transparência e a participação da população na construção de soluções e na avaliação das políticas públicas. Dessa forma, a governança municipal se torna mais inclusiva e responsável, aumentando a confiança e a satisfação dos munícipes.

A premiação, ocorrida em 22 de outubro, foi revelada somente na última sexta-feira (21/3), pelo secretário adjunto de Inovação e Tecnologia, Humberto Alencar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O compromisso com as Normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123 alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, consolidando o município como um agente ativo na construção de um futuro mais justo, inclusivo e ambientalmente equilibrado. Uma cidade, ao buscar essa certificação, eleva sua eficiência administrativa e reafirma seu papel como líder na transformação socioeconômica e ambiental de sua região.


Destaque – Imagem: aloart / GI


Leia outras matérias desta editoria

Prefeitura passa a confirmar consultas e exames pelo WhatsApp

O anúncio foi feito na sexta-feira (25). Segundo o órgão, procedimento também vai ajudar a reduzir faltas, já que 50% das pessoas não confirmam a presença e 25% deixam de comparecer às consultas. A Prefeitura de São Paulo passará a informar e confirmar,...

1º Centro TEA inaugurado em São Paulo terá linha de ônibus direto do Metrô Tietê

Itinerário entrará em operação a partir de 5 de maio e irá facilitar o acesso da população ao novo centro, inaugurado no dia 2 de abril no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Local recebeu o nome da procuradora da cidade Marina Magro Beringhs...

Comitiva paulista – Túnel Santos-Guarujá é destaque na visita à Dinamarca em viagem de negócios

Comitiva paulista conclui série de reuniões com investidores europeus e apresenta projetos de mobilidade na Dinamarca. Neste sábado visitam as obras do Túnel Fehmarnbelt, que ligará a Dinamarca à Alemanha. O Governo de São Paulo encerrou nesta sexta-feira...

São Paulo lidera “Selo Cidade Verde do Mundo” da ONU

O estado tem 13 das 34 cidades brasileiras reconhecidas pela Oranização das Nações Unidas (ONU). Todos os municípios integram programas estaduais de fomento ao desenvolvimento ambiental; Cubatão, que já foi considerado um dos lugares mais poluídos do...

Transplantes de órgãos: São Paulo registra aumento no primeiro trimestre de 2025, vídeo

Saiba como funciona a doação e fila de transplantes no estado paulista. Assista a um vídeo da campanha #EuSouDoador. O estado de São Paulo apresentou crescimento no número de transplantes realizados no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o...

Detran-SP fiscaliza 20 desmanches na capital paulista, lacra um e autua 8 por irregularidades

A operação foi realizada em parceria com a Polícia Militar mirando alvos clandestinos e credenciados; a venda de peças sem registro foi um dos principais problemas encontrados. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) fiscalizou vinte...

Ampliação da Linha 2-Verde – primeiro trecho previsto para 2027 chegando à Penha em 2028

Tatuzão chega à estação Orfanato e conclui a ligação do primeiro trecho da ampliação da Linha 2-Verde. Tuneladora ‘Cora Coralina” agora vai percorrer mais 400 metros para a conclusão entre o Complexo Rapadura e a Vila Prudente. O governador do Estado de...