Conclusão é de estudo coordenado pelo linguista Shigeru Miyagawa.
José Tadeu Arantes | Agência FAPESP
A ciência não sabe exatamente quando a linguagem humana surgiu, mas um estudo recente mostra que ela já era uma habilidade desenvolvida pelo Homo sapiens há pelo menos 135 mil anos. E propõe que tenha sido o gatilho para o surgimento disseminado de comportamentos humanos modernos, como a decoração corporal e o uso de padrões simbólicos.
A pesquisa foi coordenada pelo linguista Shigeru Miyagawa, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e publicada na revista Frontiers in Psychology. Miyagawa é também professor visitante do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), onde coordena um projeto apoiado pela FAPESP por meio do programa São Paulo Excellence Chair (SPEC).
Estudos genômicos indicam que a primeira divisão populacional da nossa espécie ocorreu por volta dessa data: 135 mil anos atrás. E Miyagawa e colaboradores argumentam que a universalidade da linguagem entre as populações humanas atuais implica que todas as linhagens que se originaram da primeira divisão de Homo sapiens já tinham plena capacidade linguística. Caso contrário, seria de se esperar que algumas populações modernas não tivessem linguagem, tal como a conhecemos, o que não ocorre. Esse argumento não diz exatamente quando a linguagem surgiu, mas indica com boa precisão o momento mais tardio em que ela já devia estar presente.
Com base nesse argumento, o artigo em pauta propõe que a linguagem possa ter sido o gatilho para o surgimento dos comportamentos humanos modernos, que se disseminaram por volta de 100 mil anos atrás.
Em entrevista à Agência FAPESP, Miyagawa comentou sobre os principais resultados de seu estudo e suas implicações para a compreensão da evolução da linguagem. Ele explicou como concluiu que a linguagem se desenvolveu há cerca de 135 mil anos.
“Comecei pelo fato de que todo grupo humano atual possui linguagem, todos os 8 bilhões de nós. Embora as línguas possam ser muito diferentes, no fundo todas elas emergem de um sistema uniforme. Isso significa que cada ramificação na história levou à linguagem. Se pudéssemos voltar e identificar a primeira divisão do Homo sapiens, poderíamos afirmar com razoável certeza que a capacidade linguística existia antes dessa divisão inicial. Com base em um grande número de estudos genéticos que apontam para essa primeira divisão, chegamos à conclusão de que ela ocorreu por volta de 135 mil anos atrás. Isso define, ao menos, a data mais tardia para o surgimento da linguagem humana. Ainda não sabemos realmente quando ela surgiu, mas acredito que esse é um primeiro passo muito importante.”
O artigo “Linguistic capacity was present in the Homo sapiens population 135 thousand years ago” foi publicado na revista Frontiers in Psychology.
Destaque – Shigeru Miyagawa é docente do MIT e professor visitante no IB-USP (Foto: MIT/reprodução). Imagem: aloart / G I