Segunda-feira | 25 de janeiro, 2021 | 17h13


ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO


A história de São Paulo começa no litoral sul do Estado quando por aqui chegam as primeiras embarcações, vindas de Portugal ou da Espanha, em menor número. Nem todos os tripulantes voltariam a embarcar.


Por Verônica Franc

A bordo de caravelas, os primeiros degredados que desembarcaram no litoral sul se estabeleceram em uma área que ficava entre os municípios de Cananeia e Santos. Todavia, ainda é difícil determinar exatamente quando ou onde eram desembarcados. Teoricamente, em uma época cheia de segredos sobre as descobertas do Novo Mundo, seus destinos não importavam aos reis. Teoricamente.

Esta é uma história interessante, pesquisada por historiadores que buscam documentar o início de tudo. Mesmo diante desse desafio e até da impossibilidade, o autor do livro “Memórias do Tatuapé”, foi a fundo e “navegou” por essas águas antes de “subir a Serra do Mar”.

 

Imagem do livro "Memórias do Tatuapé" que faz uma viagem pela história desde o século XV. "A Várzea do Carmo em 1821". Arnaud Julie Pallière - 1821. Aquarela, coleção Pedro Correio do Lago. Iconografia paulistana no século XIX. São Paulo: Metalivros, 1998.

 

O capítulo I do livro escrito por Gerson Soares traça uma trajetória e as curiosidades que envolveram os primeiros aventureiros que se embrenharam entre os indígenas. Chamados de degredados – por serem malfeitores ou terem suas rusgas com “El Rey” de Portugal – foram deportados para o “fim do mundo”. Alguns historiadores atribuem alto grau de importância a esses degredos, ocorridos antes do período colonial nessa parte do Brasil.

Ler Capítulo I - A Capitania de São Vicente e a colonização de Piratininga

Entre os que não embarcariam de volta às naus, duas figuras interessantes e antagônicas do ponto de vista histórico: João Ramalho e o Bacharel. Para conhecer essa história e acompanhar as mudanças desde a fundação de Piratininga, que viria se transformar na São Paulo que conhecemos, é possível ler o primeiro capítulo do livro gratuitamente ou recebê-lo em casa.


Serviço:

“Memórias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII”
Autor: Gerson Soares
Edição: Alô São Paulo
192 páginas
São Paulo, 2018.
Preço: R$ 18,00 (+ frete)
Envio para todo o Brasil
Mais informações: www.memoriasdotatuape.com.br

Mais de 1 milhão de pessoas já fizeram o pré-cadastro para receber a CoronaVac. Foto: Divulgação / GESP

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações