Os moradores da capital paulista comemoram hoje (8/9), uma festividade que começou há três séculos e meio. Conheça um pouco da história que envolve a Nossa Senhora da Penha.
Do alto da colina, onde desenvolvia-se a recém-criada São Paulo, já era possível observar ao longe outra elevação que se destacava no horizonte, um monte onde seria erguida uma humilde capela. Ali originou-se um dos bairros mais populares de São Paulo, a Penha; nascida como Freguesia da Penha de França, por decreto da Rainha de Portugal, Dona Maria I, em 15 de setembro de 1796. Mas sua verdadeira origem é ainda mais longínqua.
Há duas versões sobre a devoção à Nossa Senhora da Penha, mas certo é que multidões acorriam à capela erigida em seu nome, devido aos milagres que ali ocorriam. A versão popular conta que um peregrino francês transportava uma imagem da santa e ergueu uma capela em 1667; a narrativa histórica registra que o padre Jacinto Nunes Siqueira ergueu uma capela para abrigar a Virgem da Penha em 1668. Este fato, registrado no Livro de Tombo da Sé, originou o Santuário e o bairro de mesmo nome.
Festa da Padroeira de São Paulo
Consta que uma das causas para a abertura do “Caminho da Penha”, já utilizado por tropeiros que se dirigiam ao Rio de Janeiro, e posteriormente, as avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia, foi a devoção e os milagres de Nossa Senhora da Penha. “A Festa da Penha foi um dos maiores acontecimentos da São Paulo de outrora, atraindo centenas de milhares de romeiros vindos dos mais diversos pontos da Capital e de outros lugares”, expõe a página da Basílica, fazendo referência ao pagamento de promessas e procissões. “O dia 8 de setembro chegou a ser considerado, antigamente, ‘feriado e dia santo’ no bairro da Penha”, também conhecido como “bairro dos milagres”.
Programação deste domingo
A Festa de Nossa Senhora da Penha em São Paulo, realizada há mais de três séculos no dia 8 de setembro, ainda é uma das grandes manifestações de religiosidade popular da cidade e consta no Calendário de Datas Oficiais da Cidade de São Paulo.
A programação deste domingo teve início com a Santa Missa da Festa de Nossa Senhora da Penha, às 7h30. A próxima Missa teve início às 10h30 e as festividades acontecem durante todo o dia. Às 17h, haverá a tradicional Procissão e às 20h começa o show musical, com o cantor italiano Tony Angeli.
Para saber mais acesse: Basílica de Nossa Senhora da Penha
Destaque – Foto: Basílica N.Sra. da Penha / Reprodução
Publicação:
Domingo | 8 de setembro, 2024