Domingo | 14 de junho, 2020 | 12h13
Essa é a primeira parceria da maior empresa de compartilhamento de lares e experiências em viagens na América Latina. A iniciativa global visa outras regiões mundiais, como nos Estados Unidos, França e Dinamarca.
A novidade foi divulgada pelo Governo do Estado neste sábado (13) e o Airbnb promete colaborar em diversas frentes para promover viagens por meios digitais. Segundo informou a Secretaria de Turismo, a empresa considera São Paulo um dos seus principais mercados no Brasil e que as viagens domésticas, especialmente de carro, serão a tendência inicial na retomada das atividades, depois da parada forçada pelo coronavírus.
“Oferecemos a possibilidade de um turismo autêntico e conectado às comunidades, que valoriza a cultura local e movimenta a economia das cidades. Esse aspecto ganha ainda mais relevância no contexto de recuperação pós-pandemia”, diz Flávia Matos, diretora de relações institucionais e governamentais do Airbnb para a América Latina.
Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando toda a cadeia que envolve o turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas a hospedagem.
“O Airbnb está comprometido em dotar São Paulo de produtos de hospedagem seguros e com soluções inovadoras. É importante que o produto turístico paulista esteja disponível da forma mais ampla e variada possível”, disse Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.
Protocolos de higienização
De acordo com as informações veiculadas hoje, a parceria com o governo paulista contempla ainda debates online periódicos com líderes da indústria de turismo sobre tendências de viagem pós-pandemia, sustentabilidade e inovação no setor.
Em abril, o Airbnb já havia anunciado seu Programa Avançado de Limpeza, que é global e inclui o primeiro protocolo padronizado e abrangente de higienização no setor de compartilhamento de acomodações. Esse protocolo foi desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, e de especialistas em hospitalidade e higiene médica.
Na nota, o governo paulista indica que o turismo no estado registrou R$ 96,9 bilhões em 2019, enquanto o Brasil movimentou R$ 240,9 bilhões. De acordo com esses dados, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), 40,2% do faturamento das empresas do setor foi obtido em São Paulo.
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