O serviço de “delivery” e seus perigos de contaminação de Covid-19


Segunda-feira | 15 de junho, 2020 | 18h25

 

PREVENÇÃO


Com a nova forma de funcionamento dos restaurantes e lanchonetes, onde não se pode consumir em seu interior, o serviço de “delivery” tornou-se uma opção para manter estes estabelecimentos ativos e as pessoas receberem os alimentos no conforto do lar.

Por Valter Casarin

Basta sair na porta de casa e ver o volume de motos passando a toda velocidade nas ruas desertas devido ao isolamento social. Com o capacete na cabeça e a mochila térmica pendurada nas costas, os entregadores cumprem a sua tarefa, apesar do confinamento, e atravessam a malha de ruas para atender pedidos de todos os tipos.

 

Delivery durante o isolamento social provocado pela COVID-19 deve ter atenção redobrada, envolvendo toda a cadeia existente desde a preparação, embalagem, entrega, recebimento e consumo. Foto: divulgação / NPV

 

Felizmente, o Brasil não sofre nenhum tipo de restrição de alimento, o que assegura a disponibilidade de pizzas, hambúrgueres, entre outros produtos. Diante da necessidade de se alimentar e o conforto de receber o alimento pronto em casa, será que devemos limitar o risco de contaminação da Covid-19? Será que os entregadores no ato da distribuição estão protegidos para não haver contaminação? Se a nossa opção é apoiar os donos de restaurantes usando empresas de entrega, deveríamos pensar que estamos contribuindo para a disseminação do vírus?

O caminho do alimento de seu local de produção até chegar em sua mesa pode percorrer caminhos sombrios. Maçaneta, chaves, botões de elevador e campainha, máquinas de cartão, dinheiro, todos são verdadeiros obstáculos para um entregador na transmissão do vírus, se não estiverem devidamente desinfetados.

O uso de máscara e a higienização das mãos devem ser usados sem restrições, não somente pelo entregador, mas também pela equipe do restaurante, pois é muito comum gotas de saliva caírem nos alimentos pela força da gravidade. Se pensamos seriamente em evitar a transmissão do vírus, devemos ter o menor contato possível com os entregadores. Na dúvida, ou no desconforto, sempre é importante passar um pano embebido em álcool na embalagem de entrega e realizar o reaquecimento do alimento no forno, pois o coronavírus é sensível ao calor.

Vale lembrar que os idosos são dependentes do serviço de entrega, principalmente para sua sobrevivência. Essa é a parcela da população com maior risco na contaminação do novo coronavírus. Assim, a responsabilidade do preparo e entrega com o maior controle de contaminação é um princípio moral com os idosos.

Sensibilizada com a pandemia da Covid-19, a iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) presta alguns esclarecimentos sobre a relação entre o vírus e os alimentos. As informações divulgadas pela NPV são baseadas em dados científicos.

A Nutrientes para a Vida tem como missão melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes. A NPV possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Sua principal missão é destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

Coronavírus: uma suspeita sinistra recai sobre o gigante, trabalho para o 007 - China é culpada pela disseminação do COVID-19? Entre contos e ficção, ou realidade. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
ARTIGOS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This