O mercado editorial brasileiro registrou um avanço nas vendas de livros digitais em 2024. Segundo o levantamento coordenado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com apuração da Nielsen BookData, o faturamento das editoras com conteúdo digital cresceu 21,6% em termos nominais em comparação com o ano anterior. Descontada a inflação, o aumento real foi de 16%.


Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelas Bibliotecas Virtuais, que representaram 44% do faturamento do segmento digital e cresceram 47,6% em relação a 2023. Outro destaque foi o formato de assinatura, no qual a categoria de Ficção passou a responder por 54% da receita gerada — a maior participação entre os gêneros —, divulgou o E-commerce Brasil.

Ao todo, foram vendidos 12,2 milhões de livros digitais no modelo à la carte, sendo 94% e-books e apenas 6% audiolivros. A maior parte das vendas se concentrou nos gêneros Ficção e Não Ficção, ambos com 39% de participação. O segmento CTP (Científico, Técnico e Profissional) ficou com 22%.


Destaque – Imagem: aloart / G I


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