Segunda-feira, 30 de maio de 2016 às 15h47
O IGP-M, índice que serve de base para o reajuste dos aluguéis, fecha em alta no mês de maio.
Quem paga aluguel pode se preparar para mais um aumento, é que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) fechou em alta no mês de maio, ficando em 0,82%. Em abril o índice foi de 0,33%, o acumulado desde janeiro é 4,15% e nos últimos 12 meses a variação ficou em 11,09% – os valores são calculados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e a pesquisa de preços é feita entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês atual.
De acordo com o Secovi-SP (Sindicato da Habitação), o valor das locações residenciais aumentaram 0,4% em média no mês de abril na cidade de São Paulo em relação a março. Apesar dos índices em alta, o valor acumulado dos aluguéis em 12 meses registraram uma retração de 3,8%, contra uma inflação de 10,6% no mesmo período.
Cálculo
Com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente, os índices que formam o cálculo do IGP-M se comportaram da seguinte maneira entre os meses de abril e maio. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) ficou em 0,98% (mês anterior 0,28%) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu para 0,65% (0,39% em abril). O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) que também influencia no cálculo do IGP-M, foi o único que apresentou queda, fechando em 0,19% no mês de maio (0,41% em abril).
“Ainda que o aluguel tenha apresentado ligeiro acréscimo em relação ao mês anterior, é provável que o valor da locação, no acumulado em 12 meses, continue apresentando queda nos próximos levantamentos”, afirmou na última segunda-feira (23), Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP.
Leia mais sobre
ECONOMIA
Leia as últimas publicações