Prefeitura já entregou mais de 45 mil óculos para estudantes, através do Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia que garante o acesso gratuito à atendimentos oftalmológicos e à correção visual na rede pública da capital.
Os alunos com alguma deficiência visual ganharam óculos de grau para melhorar o desempenho dos alunos e evitar que abandonem a escola. De acordo com um levantamento do programa Alfabetização Solidária, a deficiência visual é responsável pela evasão de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no País.
Com a criação do Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia, mais de 230 mil estudantes já foram atendidos e 50 mil deles precisaram de consultas oftalmológicas que diagnosticaram a necessidade do uso de óculos. Os estudantes passam por uma série de exames para avaliar a situação da saúde ocular e aqueles que precisarem usar óculos podem escolher a própria armação.
Os estudantes com alguma patologia ocular, como estrabismo, são encaminhados a um atendimento especializado. As crianças e adolescentes que recebem prescrição de óculos são auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação.
Resultados
Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (24) pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em cerimônia no Hotel Nacional Inn Jaraguá, reunindo as equipes envolvidas, autoridades parceiras, famílias e crianças beneficiadas.
“Garantir a saúde visual das crianças e adolescentes da rede é fundamental para o sucesso escolar e o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, destacou o secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
Parceria
O secretário ressalta que muitas vezes o aluno descobre tardiamente a necessidade de usar óculos, o que atrasa seu desenvolvimento escolar e o desestimula a participar das atividades e aprender.
O Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Instituto Suel Abujamra (Juntos pela Visão), ONG Renovatio e Instituto Verter.
Destaque – Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia. Foto: Marcelo Pereira / SECOM