Gravidez precoce é responsável por mais de 50% das internações entre os jovens


Terça-feira, 15 de novembro de 2016, às 12h24


Levantamento coordenado pela dra. Maria Helena de Mello Jorge, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e divulgado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, durante o X Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes, atestou que 59% das internações em indivíduos com idades entre 15 e 19 anos estão relacionadas à gestação, parto e puerpério. Utilizando dados nacionais extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde (MS), os dados foram apresentados no último dia 8, e trouxe à tona também os números de mortes, suicídios e uso de drogas entre os jovens.

De acordo com o Ministério, mais de três milhões de crianças nascem todos os anos no Brasil – 57% delas por via cesariana. Os prematuros e com baixo peso representam 12% e 8,5%, respectivamente, que contabilizam mais da metade das mortes em menores de um ano. Esta é a única faixa etária cujos percentuais de óbitos não apresentam predomínio de acidentes e violências, as chamadas causas externas. Inclusive, de 15 a 19 anos, estas causas respondem por 75% da mortalidade. Já a respeito das internações, ainda englobam razões perinatais, doenças do aparelho respiratório e infecções.

 

Levantamento atesta que 59% das internações em indivíduos com idades entre 15 e 19 anos estão relacionadas à gestação, parto e puerpério. Foto: divulgação / SPSP

Levantamento atesta que 59% das internações em indivíduos com idades entre 15 e 19 anos estão relacionadas à gestação, parto e puerpério. Foto: divulgação / SPSP

 

Gravidez precoce

Pesquisa realizada pelo Banco Mundial elencou o Brasil como o 49º país em que as adolescentes mais engravidam – 70 a cada mil garotas de 15 a 19 anos deram à luz em 2013, segundo o estudo. No alto da tabela estão os países, principalmente africanos, nos quais é permitido o casamento infantil. Neste ranking, o Níger, onde 71% das mulheres se casam antes dos 18 anos, ocupa o primeiro lugar, com proporção de 205 a cada mil.

Ainda assim, o Ministério da Saúde afirma que o Brasil conseguiu diminuir em 26% os índices de gravidez precoce na última década. Contudo, mesmo com a queda significativa dos números, proporcionalmente, pioramos em relação a outras nações.

O levantamento apresentado no Fórum Paulista concluiu que muitas das adolescentes demoram a assumir a gestação, causando o retardo do início do pré-natal.

“É um número alto e assustador. Sabemos que a atividade sexual tem começado cada vez mais cedo; essa questão está bem além da questão de saúde, é de toda a sociedade. As adolescentes não recebem orientações, não são supervisionadas, em muitas famílias faltam vínculos e apoio”, destaca Renata Waksman, coordenadora do Fórum e do Núcleo de estudos da Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente da SPSP.

Modelo do tamanho de um feto com 8 semanas, após a concepção, na mão de um adulto. Isto ilustra que o feto tem todos os membros formados nesta fase, e mostra o tamanho em comparação com a de adultos. Foto: Bill Davenport via Wikicommons / Ilustração: reprodução #gravidezsemalcool

Modelo do tamanho de um feto com 8 semanas, após a concepção, na mão de um adulto. Isto ilustra que o feto tem todos os membros formados nesta fase, e mostra o tamanho em comparação com a de adultos. Foto: Bill Davenport via Wikicommons / Ilustração: reprodução #gravidezsemalcool

Leia mais sobre
COMPORTAMENTO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This