Quinta-feira, 29 de novembro de 2018, às 07h55
Difícil dizer que as obras do CEU Carrão foram retomadas, talvez a atividade esteja sendo lentamente reativada.
Gerson Soares
Para ter certeza do que está ocorrendo e se as obras do CEU Carrão serão retomadas, conversamos com a assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, que ainda está fazendo um levantamento sobre o que está ocorrendo no local. As perguntas (veja no final desta matéria) foram enviadas no último dia 22 e até agora não foi possível obtermos as respostas.
Enquanto isso é bom saber que as dificuldades encontradas ocorrem por estar o parque subordinado a várias secretarias, depois que o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) resolveu derrubar um ginásio esportivo, interditar quadras, destruir piscinas que haviam ali e por pouco não acabou com os campos de futebol – graças à tradição que existe dos times que ali disputam suas partidas –, para construir um CEU (Centro Educacional Integrado) num dos bairros mais estruturados pelas redes de ensino – municipal, estadual e particular de São Paulo.
Até hoje fica difícil entender como isso foi possível, mas depois que a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a instalação desse CEU no Tatuapé, mesmo sob o nome de CEU Carrão – estariam os vereadores inspirados pelo nome da estação do metrô que está ao lado do parque? –, o então prefeito Haddad deu início às obras e meses depois abandonou tudo, deixando a herança ao seu sucessor, prefeito João Doria. Este também não deu continuidade ao empreendimento e deixou a bomba para o seu vice Bruno Covas.
Saiba mais sobre as obras do CEU Carrão
O atual prefeito, portanto, anunciou recentemente a decisão de querer retomar as obras paralizadas dos CEUs espalhados pela cidade, e assim, no Tatuapé, foi possível visualizar ao longe a atividade de alguns operários. Nesse ritmo, os estudantes terão de esperar bastante. O abandono é triste, a sujeira e proliferação de insetos também terão de esperar uma solução, já que uma limpeza geral ao redor dos gradis do parque não foi priorizada antes do início das atividades vistas. Como por exemplo, dois operários que trabalhavam nas quadras, observados ao longe, como mostra a imagem.
Tentamos conversar com o responsável da obra e fomos informados que ele não se encontrava, estavam apenas alguns encarregados. Também não foi possível entrar para observar de perto o que está sendo feito. Por isso estamos aguardando as respostas para as perguntas enviadas. São elas:
1) O que será feito no Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes? Será um CEU? Ou uma adaptação inteligente, daquilo que foi erguido, para transformá-lo num centro esportivo de qualidade?
2) As obras estão sendo retomadas em ritmo lento. Qual é o prazo para o término do trabalho? E o valor da obra?
3) Quanto às áreas onde foram filmadas larvas de mosquitos e inspecionadas pela ANVISA, que foram vistas na altura da Rua Monte Serrat, próximo à EMEI Quintino Bocaiúva, esse problema foi solucionado?
O mistério sobre o Centro Esportivo continua.
Leia mais sobre
TATUAPÉ/BAIRRO
Leia as últimas publicações