Terça-feira | 19 de janeiro, 2021 | 18h53
IMUNIZAÇÃO
O governador João Doria e sua equipe continuam empenhados na ampla divulgação da vacina do Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Gerson Soares
Políticos de todo o país parecem ávidos por transformar a doença Covid-19 em palanque. Nesse afã, o governador paulista já disse que a vacina era 100% eficaz contra casos graves, marcou a data de vacinação para coincidir com o aniversário de São Paulo, chorou, bateu o celular na tribuna e chamou o presidente da República de facínora.
Contudo, política a parte, São Paulo sai na frente através do Instituto Butantan que tem um histórico centenário com início entre os anos 1898 e 1899. Portanto, a parceria da instituição com o Governo Federal e o Ministério da Saúde antecede em muito a gestão Doria, apesar do seu empenho centralizador.
No último domingo (17), logo após a aprovação do pedido emergencial do uso da Coronavac pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Governo de São Paulo iniciou uma campanha com o intuito de reforçar a importância da vacinação e promoveu a aplicação de algumas doses antes de qualquer outro estado ou município brasileiro. Esse ato gerou polêmica nos meios políticos e midiáticos.
Vacinômero e Vacina Já
A novidade no site no governo paulista é o acompanhamento do “Vacinômetro”. Ao acessar o www.saopaulo.sp.gov.br o internauta já poderá visualizar o número de pessoas vacinadas em tempo real.
De acordo com o site, as informações são atualizadas pela Vacivida, uma plataforma digital integrada ao aplicativo Poupatempo Digital que entre outras facilidades irá oferecer um pré-cadastro às pessoas aptas a participarem da campanha de imunização, enviará um lembrete para a aplicação da segunda dose da vacina e certificará a participação individual na campanha.
O pré-cadastro pode ser feito em www.vacinaja.sp.gov.br. Conforme divulgado no início da noite de hoje (19), a plataforma já contabiliza 1 milhão de pré-cadastros em dois dias. Apesar de não ser um agendamento, o objetivo é agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações.
“Quem não fizer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação,” tranquiliza a equipe da campanha.
Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO
Leia as últimas publicações