Terça-feira | 8 de novembro, 2022

O técnico da Seleção Brasileira está confiante e otimista com as perspectivas do time. Com apenas cinco derrotas em 76 jogos, a equipe está pronta para o início da preparação marcada para o dia 14 de novembro.


O clima de Copa do Mundo pode ser um momento feliz para muitos brasileiros; jovens e crianças que devem curtir com a família esse momento que passa muito rápido e só acontece de quatro em quatro anos. Conforme falou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (7), o técnico Tite já definiu o elenco e com isso o último passo antes da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 foi dado.

Confiança

Em entrevista coletiva sobre as suas escolhas ele reforçou o espírito de confiança pela conquista do hexacampeonato e as responder aos jornalistas foi cuidadoso em falar sobre aqueles que não foram convocados como Gabi Gol. O retrospecto de Tite à frente da Seleção impõe respeito. Nos seis anos de trabalho foram 76 jogos, com 58 vitórias, 13 empates e 5 derrotas. No atual ciclo do Mundial, são 50 jogos, com 38 vitórias, 9 empates e 3 derrotas.

Importância da continuidade

Tite está no cargo técnico desde 2016 e para este Mundial esteve no comando do time durante todo o período de preparação. Sendo assim, pode explicar a importância de um trabalho a longo prazo e como isso deixa o time brasileiro ainda mais forte para buscar o título. Sem fazer com parações com outros períodos ele respondeu: “Agora foi outra situação. Tivemos mais tempo de trabalho, pudemos fazer mais testes e chamar mais jogador. Mas não dá para comparar gerações”, afirmou o treinador.

Empatia com o grupo

A jornalista Kiyomi Nakamura correspondente da TV japonesa quis saber como Tite criou tanta empatia com o grupo, enfatizando o lado humano na questão. Destacando a frase do jogador Thiago Silva, ela perguntou: “Thiago disse que não poderia decepcionar esse cara (referindo-se ao treinador)”, e continuando afirmou que “vários jogadores já declararam isso”. A resposta do treinador brasileiro veio de primeira. “Porque a gente erra, por que é humano e quando erra a gente divide com eles.”

Preparação

“Não estou dizendo que o time vai ganhar, mas o time chega mais forte, mais estruturado. E humanamente mais entrosado, os atletas sabem como a gente trabalha. A seleção chega mais firme, mais forte e consistente para o Mundial”, explicou comparando com a Copa de 2018.

Com os 26 jogadores definidos, a Seleção Brasileira inicia os treinamentos para o Mundial no dia 14 de novembro, em Turim. A comissão técnica, liderada por Tite, viaja no sábado, dia 12 de novembro, para a Itália. A viagem para o Qatar está marcada para o dia 19, cinco dias antes da estreia contra a Sérvia.

 


Destaque – Convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar 2022. Foto: Lucas Figueiredo/CBF